Histórias da Vida Real - Pets

Assista o homem exonerado reencontrando o cachorro que criou na prisão!

1 de março de 2018
homem exonerado

Faz 38 anos que Malcolm Alexander estava fora da prisão. Mas quando ele finalmente foi exonerado e declarado um homem livre no mês passado, ele pôde se reencontrar com o cachorro que criou na prisão, e que o ajudou a suportar os dias preso. Quer entender a história desse homem exonerado? Confira no artigo abaixo!


| A condenação |

Malcolm Alexander passou quase quatro décadas encarcerado por um crime que ele não cometeu. Em 1980, quando tinha 21 anos, foi condenado à prisão perpétua por estupro. Malcolm disse que ele era inocente então, e manteve sua inocência em todos os anos desde então.

The Innocence Project – uma organização legal sem fins lucrativos dedicada a exonerar pessoas erroneamente condenadas e a reformar o sistema de justiça criminal desde 1992 – juntou-se à luta de Malcolm pela liberdade em 1996. Em 30 de janeiro, absolvido do crime graças a evidências de DNA, ele foi libertado da Penitenciária Estadual da Louisiana em Angola, uma fazenda de prisão de segurança máxima. Ele tem agora 58 anos de idade.

| A companhia de uma cadelinha na prisão |

Malcolm não deixou a prisão sozinho. Um dia depois que foi libertado, ele se reuniu com a cadelinha que ele adotou atrás das grades.

O nome do filhote de 9 meses é Innocent, que significa Inocência, ou Inn para abreviar.

“Eu a chamei de Inn porque eu era inocente e ela era inocente”, disse Malcolm.

Inn nasceu em 22 de abril de 2016, lembra Malcolm. “Eu escrevi a data no meu coração”, disse ele hoje. “Posso me lembrar de seu aniversário melhor do que  me lembro do meu”.

Sua mãe era a cachorrinha de um amigo. Embora haja um número crescente de programas através dos quais os presos criam e treinam cães, Inn e sua mãe não faziam parte de um programa formal. Eles eram animais de estimação e companheiros, que alguns internos podem manter.

Malcolm disse que ela nasceu em uma ninhada de 10. Ele a escolheu porque achava que ela precisava de seu amor. Ele conta que dizia à Inn naquela época que “um dia estaremos fora daqui. Apenas seja paciente”.

Entre essa promessa e sua libertação, Inn vivia nos locais de trabalho de Malcolm: a loja de metais e a madeira. Ele a alimentou ali e cuidou dela.


Leia também: Labrador obeso perde mais de 30 kg após ser adotado!


| A exoneração |

Vanessa Potkin, diretora do projeto de Innocence, disse que a prisão injusta de Malcolm pode ser relacionada, pelo menos em parte, a um sistema no qual os defensores públicos são responsáveis por muitos casos, com muito pouco apoio. É um sistema que é descrito regularmente como estando em “crise”.

“Os tribunais e os defensores públicos não podem lidar com o volume de casos em processamento”, disse ela. “Os defensores públicos estão sobrecarregados e não têm recursos para fornecer o tipo de representação que qualquer um desejaria para nós mesmos ou para as nossas famílias”.

| A nova vida de um homem exonerado |

homem exonerado

Malcolm com sua família e o grupo do projeto Innocence

Malcolm viveu trinta e oito anos do pior pesadelo de qualquer pessoa. Ele conta que estava com raiva quando foi primeiramente encarcerado, mas que não está mais. Diz que seu sentimento mais forte e profundo agora é “aproveitar o que a vida nos resta”.

“Deixe o que aconteceu desaparecer, e vamos seguir em frente. Simples”, disse ele. “Estou cercado por amor”.

Ainda assim, seguir em frente exigirá muitos ajustes. Muito mudou nos últimos 38 anos – alguns anos desde que Malcolm foi preso injustamente.

“Fui preso em 1980. Nós não possuímos celulares e coisas assim”, disse ele. “Eles dizem que você não pode compensar o tempo perdido, mas confie em mim, eu realmente estou tentando”.

A família de Malcolm mudou também. Seu filho, Malcolm Stewart Sr., tinha 2 anos quando Malcolm foi preso, e tem 40 anos agora com um filho de 20 anos. O filho de Alexander recentemente o levou para várias agências do governo para que ele pudesse obter sua carteira de motorista e se registrar para votar.

Malcolm aprendeu carpintaria, madeira e artesanato na prisão. Ele agora está tentando levantar os fundos para ajudá-lo a abrir um estande em Nova Orleans. Malcolm disse que quer trabalhar e se sustentar. Há uma campanha de arrecadação de dinheiro para ajudá-lo a começar, de modo que, o que quer que aconteça, ele finalmente poderá construir essa vida para si mesmo e para Inn.

“Oh, ela é linda. Ela é linda”, disse Malcolm sobre o cachorro. “Ela realmente gosta de sua liberdade”. “Eu lhe disse que seríamos livres”, disse ele à filhote de cachorro, que parecia mais alegre ainda. “Este é o fim e está completo”.

Um final feliz para um homem exonerado e sua cadelinha!



Assista ao vídeo do reencontro do homem exonerado com sua cadelinha (Vídeo em Inglês):


Gostou desse artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo clicando nos links abaixo!


Fontes:

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply