Geral

Saiba os principais cuidados no verão que você deve ter com cães e gatos!

18 de outubro de 2018
cuidados no verão

Os animais sofrem com o calor e precisam de ajuda para regular a temperatura do corpo. Quando nós estamos com muito calor, colocamos roupas mais leves. Os pets não têm essa opção e eles vão precisar de cuidados no verão para não sofrerem com os efeitos das altas temperaturas.

Filhotes, idosos, raças peludas e animais obesos são os pets que mais sentem calor. Quando expostos por muito tempo ao sol, todos os cães e gatos podem apresentar alguns sinais de que estão “derretendo”.


| Como os animais regulam a temperatura do corpo? |

cuidados no verão

Os cães e os gatos não possuem glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo todo, assim como os humanos. Elas ficam localizadas em pontos específicos do corpo.

Nos cães, a transpiração se dá através de glândulas localizadas nas patas. Além disso, esses animais utilizam a respiração como forma de regular a temperatura. Você já notou que os cães colocam a língua para fora e respiram pela boca, principalmente depois de atividades físicas?

Esse é o método utilizado pelos cachorros para regular sua temperatura. Eles colocam a língua para fora e eliminam o ar quente que está dentro do corpo, enquanto inalam um ar mais frio. Em dias muito quentes, essa “troca de ares” fica mais difícil e os cães sofrem mais com o calor.

No caso dos gatos, as glândulas de suor estão localizadas nas patas, no queixo, no ânus e nos lábios. Ao contrário dos cães, os gatos não arfam para regular a temperatura. Eles utilizam outros métodos, como reduzir a atividade física e lamber os pelos corporais com mais frequência.

Agora que você já conhece o funcionamento do corpo do seu animal, é o momento de descobrir como viver um verão quente, mas tranquilo, ao lado do seu pet!


PRINCIPAIS CUIDADOS NO VERÃO COM RELAÇÃO AOS PETS

| Água fresca sempre disponível |

cuidados no verão

Os cães e os gatos, com seu mecanismos próprios de regulagem de temperatura, precisam muito de água fresca em dias de calor.

Deixar mais de um recipiente disponível e trocá-la sempre que possível vai ajudar a manter seu pet hidratado e saudável. Para os gatos, a recomendação é um bebedouro que deixe a água em movimento. Essa é a forma preferida dos felinos de se hidratarem.

Colocar pedras de gelo na água também pode ser uma alternativa, mas espere que elas derretam um pouco e diminuam de tamanho para não correr o risco de machucar o animal.


 


| Fuja de lugares quentes e abafados |

No verão, fique atento a temperatura do local que o seu pet costuma ficar. Se ele fica fora de casa, assegure que há um local coberto, protegido do sol e com uma temperatura confortável para que ele descanse.

Dentro de casa, procure manter o ambiente arejado. Se estiver muito calor, abra as janelas. ligue um ventilador ou instale um ar condicionado. Assim, a circulação do ar ajudará o seu pet a regular a temperatura do corpo.

Nessa época é extremamente importante tomar muito cuidado com os horários dos passeios para os cães. Além do calor, a temperatura do chão também aumenta, o que pode machucar as patinhas dos pets e dificultar ainda mais a transpiração.

Nem pense em deixar o animal dentro do carro “só por 5 minutinhos”. Com o tempo quente e sol forte, a temperatura interna dos veículos sem o ar condicionado sobe rapidamente, o que pode ser fatal para o seu peludo.


| Tosa em dia |

cuidados no verão

Principalmente durante o verão, é preciso manter os pelos dos animais de estimação bem aparados.

Ao tosar o pet, você o auxilia a controlar sua temperatura corporal. Afinal, a camada de pelos funciona como um isolante térmico – sendo essencial no inverno.

Porém, nem todas as raças podem ser tosadas.

Antes, procure se informar se o seu pet deve ser tosado e sobre o tipo adequado de tosa para a raça para não prejudicar o crescimento dos pelos.


 Leia também: Como evitar problemas com a saúde do seu cachorro neste fim de ano!


| Dar banho |

Além de refrescar, os banhos regulares ajudam a manter a saúde do seu cachorro em dia. Já os felinos não necessitam desse cuidado adicional, pois eles são animais higiênicos e se mantém limpos com suas lambidas e banhos de areia.

Nos cães, para a hora do banho no verão, utilize água sempre em temperatura ambiente e produtos adequados para a pele e os pelos do seu pet.

Mesmo com o calor, depois do banho você deve retirar o excesso de água com a toalha. Ainda, considere utilizar um secador em temperatura média para secar o restante do pelo, evitando a proliferação de fungos característicos dessa época.


| Cuidado com pulgas e carrapatos! |

cuidados no verão

Por conta das altas temperaturas, as pulgas e os carrapatos se reproduzem com mais velocidade durante o verão. Então, vale a pena tomar alguns cuidados nessa estação.

Para prevenir que o seu pet seja infestado, coleiras e sprays antipulgas e carrapatos são boas opções. Procure um veterinário SP para saber qual é a melhor escolha para o seu animal, de acordo com o porte, tipo de pelo e idade.

Além disso, durante os passeios, evite locais com grande circulação de pets e aqueles próximos a rios, lagoas e vegetação, pois são onde os parasitas se escondem.


Finalmente, ao redobrar os cuidados com seu animal de estimação durante a estação mais esperada do ano, você garante que os dias longos e ensolarados sejam ainda melhores para você e para eles!


Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo, clicando nos links abaixo!


Fonte (Fotos):

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply