Alimentação

Ração a granel faz bem para seu pet?

25 de outubro de 2018
ração a granel

Uma grande parte da população sonha em ter um bichinho de estimação em casa para trazer momentos de alegria, companheirismo e uma verdadeira amizade. No entanto, ainda mais em tempos de crise, quando colocam na ponta do lápis os gastos que um animal de estimação pode trazer, acabam desistindo rapidamente.

Um animal de estimação é um ser como qualquer outro dentro de casa, não é só por que ele não é sangue do nosso sangue que não merecem os mesmos cuidados. Os pets também ficam doentes e, como eu e você, para melhorarmos, precisamos de remédios, ir ao médico, entre outras coisas. Você, como ser humano, gosta de ficar sofrendo com dor?

Os pets também não gostam. Obviamente, temos uma vantagem sobre eles: nós reclamamos enquanto eles, não. Só reparamos que acontece algo de errado com eles quando percebemos que estão deitados ou quietos demais. Os pets também têm suas rotinas e nós a percebemos inconscientemente. Ok, o título da postagem é: “ração a granel faz bem para seu pet?” e o assunto está indo para outro lado. Mas isso foi apenas uma ponte para seguirmos o rumo desse artigo.


| Ração a Granel, faz bem? |

Nós, seres humanos, não gostamos de comer alimentos de baixa qualidade. Afinal, quem gosta de correr riscos levando para casa comida vencida?

Prezamos pela qualidade de nosso alimento pelo simples fato de precisarmos desses nutrientes para continuarmos vivos e na luta diária. Certamente, nem sempre temos uma ótima comida sobre nossas mesas. Entretanto, sempre temos arroz, feijão e ao menos um ovo para ser fritado. Sendo assim, mesmo sendo o básico do básico, a comida é de qualidade.

Agora a pergunta principal:

se prezamos por isso e sabemos da necessidade de uma refeição básica, porém de qualidade, por que em determinadas situações damos o refugo para nossos pets? Sabemos que determinadas rações são caras e não temos condições de comprar uma “top de linha”, como a ração super premium. Ok, então não compre a super premium se não puder, mas também não compre as mais baratas. Afinal, além de não terem os nutrientes necessários, ainda podem fazer mal para seu animal de estimação.

Geralmente, acredita-se que uma saída para economizar um pouco com a ração de nossos animais de estimação é comprar daquelas que já vêm soltas. As famosas rações a granel, que são pesadas em balança e colocadas em sacolas plásticas ou sacos. Você já deve ter visto em alguma loja de bairro. Muitas pessoas acabam optando por esse tipo de ração. Contudo, vale lembrar que ela não é a ideal para ser dada para um membro de nossa família.



| Vantagens e desvantagens da ração a granel |

ração a granel

Tudo nesta vida tem suas vantagens e desvantagens. No quesito ração a granel, as coisas não poderiam ser diferentes. A vantagem da ração a granel é o fato do preço caber em seu bolso, gerando uma economia na compra da ração de seu pet. Temos apenas essa vantagem para compartilhar.

Agora, quanto às desvantagens, estas podem ser tanto para você quanto para seu bichinho.

Um dos principais fatores contra esse tipo de venda de ração é a falta de higiene e conservação. Por ser vendida fora de sua embalagem original, esse tipo de ração está continuamente exposta a uma série de fungos que não podemos ver a olho nu. Ainda, podemos mencionar as possíveis infecções de leptospirose, uma doença muito grave transmitida por xixi de rato. Sim, devemos levar essa possibilidade em consideração ao fato de os ratos passearem por esse tipo de alimento.

Outra desvantagem é a falta de conhecimento dos nutrientes da ração. Afinal, como elas não vêm na embalagem original, não tem como termos acesso aos dados técnicos e importantes que indicam os benefícios das rações, ou ainda para qual tipo de raça ela é indicada.

IMPORTANTE:

Geralmente, essas rações a granel são reaproveitamento de rações que estão com o prazo de validade quase vencendo ou de baixíssima qualidade. Elas sequer contêm algo bom para seu animalzinho querido. Quer dizer, acho que é querido, não?


Leia também: Troquei a Ração do Meu Pet e Ele Parou de Comer, e Agora?


ração a granel

Faça uma força e pesquise sobre rações boas, baratas e lacradas. Certamente, você poderá ficar mais tranquilo ao oferecer algo com um pouco mais de qualidade para seu pet. Mesmo rações lacradas precisam ser analisadas antes de serem dadas ao seu bichinho. Por isso, sempre verifique o prazo de validade antes de comprar a ração, e se a aparência dela está adequada.

Ok, sabemos que a situação não está fácil para ninguém e que uma solução seria a ração a granel. Contudo, acredite, pesquise o mercado. Certamente você poderá encontrar alguma ração devidamente lacrada, de preferência premium, com um preço que cabe no seu bolso. Pelo menos, você saberá que terá mais qualidade e uma procedência mais responsável.

IMPORTANTE:

Infelizmente, uma má alimentação pode trazer alguns transtornos, não somente para o pet como também para nós. Afinal de contas, até mesmo um coração de pedra acaba amolecendo quando vê seu bichinho de estimação sofrendo. E é mais triste quando sabemos que somos nós, pelo menos indiretamente, os responsáveis por aquele mal estar ou coisa pior.

Por fim, pense nisso: é melhor gastar um pouco mais com a alimentação e economizar com o veterinário depois, né?


Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo, clicando nos links abaixo!


Fonte (Fotos):

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Larissa 4 de junho de 2019 at 8:10 pm

    Muito bem pontuado. A alimentação reflete na saúde dos nossos bixinhos. Além disso, devemos escolher um bom comedouro para que a alimentação seja um momento agradável para o nosso pet.

    • Reply Thayse 5 de junho de 2019 at 3:48 pm

      Exatamente, Larissa!

      Na realidade, os potinhos de inox são os melhores, porque aqueles de plástico podem dar acne felina.
      Além disso, os animais detestam potes pequenos que ficam esbarrando nos bigodes.. o ideal é que eles sejam largos né?

      Abraços!

    Leave a Reply