Geral

Como evitar problemas com a saúde do seu cachorro neste fim de ano!

18 de dezembro de 2017

Todo final de ano, por conta das festas, a maioria das pessoas ficam cheias de coisas para fazer, desde compras e preparativos diversos com viagens, entre outras pendências, não é? No entanto, já parou para pensar sobre a saúde do seu cachorro nesse final de ano? Muitos animais sofrem por conta da ausência do dono – em casos de viagens, por exemplo -, por se alimentarem de forma inadequada ou por conta da agitação e dos barulhos que são comuns para essa época – como os “temidos” fogos de artifício.

Assim, veja abaixo o que você pode fazer para manter o seu cachorro com todo o bem-estar e qualidade de vida que ele merece!


|Dicas para cuidar da saúde do seu cachorro |

#1. Evite dar guloseimas ao cachorro

saúde do seu cachorro

Não fique dando comidas ou até mesmo petiscos gordurosos para seu cão. À primeira vista, pequeninas porções de alimentos que não fazem parte da dieta do seu animal e petiscos industrializados podem influenciar muito na saúde dele, provocando desde problemas intestinais até obesidade.

Todo mundo está sentado à mesa na hora da ceia e o cãozinho não para de olhar os quitutes? Separe pedacinhos de verduras e legumes frescos para ele, como cenouras ou batata doce.

Jamais dê restos para o seu cão, especialmente partes de aves com ossos, o que pode acarretar diversos problemas, como asfixia e levar até o óbito.

#2. Não deixe seu cachorro sozinho por muito tempo

Final de ano significa viagens ou festas para muitas pessoas. Mas não se esqueça do seu melhor amigo na lista de prioridades. Ainda que muitos cães fiquem sozinhos perfeitamente em casa, cogite colocar o seu em um hotelzinho ou creche de animais confiáveis. Lá ele poderá ter contato com cães, pessoas, bem como liberar toda a energia fazendo brincadeiras.

#3. Faça o seu cão se acostumar com barulhos fortes e altos

Seu cachorro odeia barulhos fortes e altos como de fogos de artifício? A melhor forma de fazê-lo perder o medo é praticando. Pegue algum vídeo de queima de fogos no YouTube e mostre para ele. Quando ele estiver vendo, abrace-o e dê algum brinquedo do qual ele goste. Tente tranquilizá-lo.

Para cães mais ariscos, há coletes que protegem parte do peitoral, o que faz com que os cães fiquem mais tranquilos quando postos em situações de estresse. Pode ser uma solução.


Leia também: Dicas para acalmar seu pet com medo de fogos do Ano Novo!


#4. Tenha cuidado com enfeites natalinos

saúde do seu cachorro

O Natal é amado por muitas pessoas e considerada uma época mágica, grande parte por conta de enfeites como pinheirinhos, pisca-pisca, dentre outros itens decorativos.

Não é raro que cachorros engulam bolinhas, laços ou até os galhos da árvore de natal, o que pode gerar muitos problemas de saúde, como queimaduras, choques, alterações neurológicas e estomacais, dentre outros problemas gravíssimos.

Assim, não deixe fios e enfeites expostos. Dificulte o acesso do animal aos enfeites.

 

#5. Jamais dê bebida alcoólica aos cachorros

Sabia que é comum animais de estimação irem às pressas em clínicas veterinárias por coma alcoólico? Infelizmente isso é comum nas festas de fim de ano, pois as pessoas acabam esquecendo copos e garrafas em locais que o pet pode acessar facilmente.



#6. Cuide da identificação do cachorro

Se costuma receber muitas pessoas em sua casa, o animal de estimação vai estranhar todo o movimento, o que pode afetar a saúde dele.

Considerando a entrada e saída de pessoas, fogos de artifício e outras situações “anormais”, ou seja, que só acontecem nessa época do ano, tente deixar o animal em um cômodo separado e bem seguro para que ele não fuja, por exemplo. Se não conseguir, preze por identificá-lo bem, colocando microchip ou uma coleira com endereço e nome do dono.


Com estas dicas, você poderá cuidar da saúde do seu cachorro neste fim de ano, e festejá-lo como vocês merecem!


Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo clicando nos links abaixo!


Fonte (Foto):

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário