Geral

Dicas para acalmar seu pet com medo de fogos do Ano Novo!

28 de dezembro de 2016

Natal e Ano Novo são datas do ano que costumamos aguardar com muito entusiasmo. São acompanhadas de comidas gostosas, de presentes, reencontro de famílias e de amigos, festas e… muitos fogos de artifício. Embora os fogos pareçam inofensivos, você sabia que os nossos pets sofrem muito com o barulho, pois eles têm muito medo de fogos de artifício?

Sim, por terem a audição aguçada, o barulho dos fogos torna-se mais ameaçador para os gatos e os cachorros. O medo deles é tão grande que muitos acabam fugindo de casa, tendo convulsões ou morrendo de infarto.

Embora outras ocasiões também tenham fogos de artifício como forma de celebração, o Ano Novo é quando os rojões são liberados em maior quantidade e por mais tempo. Por isso, confira algumas dicas pra acalmar o seu pet durante o réveillon e evitar qualquer fatalidade.


| Como evitar o medo de fogos antes do Ano Novo |

 1) Saiba quando os fogos de artifício / barulho acontecerão e como impactarão a sua casa.

Você deve se informar sobre os horários no qual serão usados os fogos de artifício, e analisar se a sua casa estará no meio do barulho ou se será mais afastado. Caso você suspeite que os fogos serão soltos muito perto de onde você estará com seu animal, é melhor seguir as dicas para garantir a segurança do seu pet. Embora no Ano Novo o show de fogos comecem logo após a virada, algumas pessoas começam a soltar durante a tarde. Esteja preparado!

OBS: Os pets têm medo de fogos devido ao barulho, ao cheiro de enxofre e às luzes.

 –

2) Ensine seu pet a lidar com o barulho expondo-o a outros tipos de sons.

medo de fogos

É importante mostrar a seu pet que ele terá que lidar com alguns barulhos diferentes às vezes. Por isso, é interessante colocar para o animal ouvir um CD/ vídeo no youtube com sons de fogos, trovões ou tempestades, a fim de dessensibilizar o ouvido dele ao barulho.

Isto pode ser feitos alguns dias antes do Ano Novo durante alguns minutos, começando com volume baixo e pouco a pouco aumentando.

Durante este “tratamento de choque”, lembre-se de ficar perto do seu animal, distraindo-o com petiscos ou brinquedos para que ele associe o barulho a coisas boas. E mantenha-o dentro de casa.

DICA: Filhotes reagem melhor à exposição a novos estímulos, inclusive barulhos. Se eles forem estimulados a brincar ou se recebem algum petisco em dias de fogos, eles não se sentem tão ameaçados e crescem menos medrosos.

3) Verifique com o veterinário se é possível diminuir a ansiedade do bichinho com alguma medicação.

Alguns veterinários recomendam o uso de medicamentos para diminuir a ansiedade em casos extremos, sempre sob a orientação do profissional. Mas, os melhores resultados são obtidos quando a medicação e a dessensibilização ensinada acima são utilizadas em conjunto, iniciando pelo menos um mês antes do Réveillon.

É importante lembrar que o resultado não é imediato e nem sempre funciona com todos os animais. Não fique frustrado se esse for o seu caso.

4) Torne a casa segura e confortável para seu pet durante o Ano Novo.

A casa se torna um porto seguro para seu pet durante o barulho do Ano Novo, portanto é importante prepará-la antes:

* Mantenha algumas luzemedo de fogoss acesas, para que seu pet não tenha ainda mais medo de fogos ao escutá-los em um cômodo escuro.

* Selecione um quarto adequado onde você vai manter os animais de estimação durante os fogos de artifício. Um quarto mais afastado da rua e dos ruídos dos rojões é ideal. É importante que o quarto não tenha uma porta de vidro, pois já vi acontecer de o cachorro ficar tão assustado que acabou quebrando a porta e se cortou inteiro nos vidros!

* Se você tem mais de um animal de estimação, observe se eles podem ficar confinados no mesmo cômodo, ou selecione diferentes lugares para eles permanecerem. Por exemplo, cães e gatos geralmente preferem ser mantidos separados.

* Torne o quarto aconchegante, colocando cama familiar, limpa em algum lugar agradável, como embaixo de uma mesa, em cima ou atrás de uma cadeira, etc. Adicione alguns brinquedos para manter seus animais de estimação divertidos e distraídos.

* Certifique-se de que a temperatura ambiente é agradável, de acordo com o tempo.

* Adicione uma caixinha de areia para gatos, se for o caso.

* Remova quaisquer itens pontiagudos da sala, caso seu bichinho comece a pular ou correr.

* Feche as cortinas do cômodo, assim as luzes dos fogos não afetarão o seu pet.

5) Confine seu animal de estimação.

medo de fogos

Meia hora a uma hora antes de os fogos de artifício começarem, coloque o seu pet no cômodo escolhido. Se você está preocupado em não ser capaz de localizar o seu animal de estimação (por exemplo, os gatos nem sempre são fáceis de encontrar), considere encontrá-lo várias horas antes.

Se o seu cão precisa caminhar para fazer suas necessidades, não se esqueça de passear com ele antes de confiná-lo.

Não permita que ele tenha acesso à rua durante os fogos, pois eles correm o risco de serem atropelados e podem correr por muitos quilômetros dificultando o reencontro depois.

IMPORTANTE: É perigoso prender o seu cachorro em correntes, pois o animal pode se enforcar ao tentar fugir.

6) Providencie água e ração.

 Certifique-se de deixar suficiente água e comida para o seu pet no “cômodo do pânico”. Muitos pets ficarão inquietos, portanto, se o seu bichinho tiver acesso à água e comida fornecida na porção regular, ele sentirá como se fosse um dia normal.

7) Providencie identificação ao seu animal.

medo de fogos

Uma coleira com o nome dele e o seu telefone para contato é suficiente caso o pior aconteça e seu bichinho fuja para a rua devido ao medo de fogos ou de qualquer outra coisa.

Certamente, se você seguir as dicas acima, isso não acontecerá, mas imprevistos podem ocorrer. Esteja preparado para o pior.

 


| O quê fazer durante os fogos do Ano Novo |

1) Camufle o som dos rojões.

Utilize sons familiares e calmos para diminuir o som dos rojões. Experimente ligar a TV, ou colocar músicas clássicas para acalmar o seu animalzinho. Apenas se atente para não deixar o volume extremamente alto, pois ao invés de acalmar, você irá irritar ainda mais o cachorro ou gato.

2) Observe seu pet e se possível fique com ele.

cachorro com medo de fogos

Por mais bonito que seja o show de fogos, a saúde e segurança do seu pet é mais importante. Se esforce para estar com ele durante o início dos rojões caso você queira muito assistir ao show, ou peça para que alguém faça companhia a ele caso você esteja viajando.

Durante os fogos, converse com seu animal. Brinque com ele e tente diminuir a sua ansiedade. Fale calmamente e demonstre que tudo está bem.

Se você tiver que sair da casa, não se zangue se você encontrar o cômodo um pouco destruído ou sujo. Isso é normal devido ao medo e estresse. E jamais brigue ou bata no seu pet por causa disso, eles não têm culpa de sentirem medo de fogos!

3) Permita que o seu pet se esconda em algum lugar do cômodo.

Se você perceber que ele não quer brincar e que se sentirá mais seguro se escondendo, deixe-o escolher o local dentro do cômodo que você separou. Você pode providenciar uma toca, caixa de papelão ou até deixar a porta do armário aberta para que eles se escondam.

O Zack, um dos meus gatos, em seu primeiro Ano Novo ficou tão desesperado que entrou no meio dos dois sofás da sala.

DICA: Acredite, é pior você tentar tira-lo do seu esconderijo. Deixe-o sair sozinho quando ele se sentir seguro ou você pode se machucar.

4) Tente abafar o som com protetores de ouvido.

Essa técnica pode ser mais fácil quando utilizada em cachorros. Você pode usar algodão, já que o animal está mais habituado com o material por conta de sempre usar para proteger o ouvido durante o banho. Se preferir, também existem protetores auriculares moldáveis. Apenas não se esqueça de retira-los quando os rojões cessarem.

Boa sorte se quiser tentar colocar nos gatinhos. Eles não são muito receptivos a nos deixarem manusear seus ouvidos.



5) Teste a técnica do “colete” de segurança.

Baseado em uma técnica de uma adestradora de cavalo, esse colete faz com que o animal se sinta abraçado. Ele pressiona alguns pontos estratégicos do corpo do animal e faz com que a circulação sanguínea dele seja estimulada fazendo com que se acalme e não fique tenso no momento dos fogos. No mercado pet, esse tipo de colete pode ser encontrado com um valor de custo entre R$ 90 e 150, mas você também pode fazer em casa usando uma faixa que tenha elasticidade.

OBSERVAÇÃO: Já vi essa técnica funcionar em cães. Em gatos, pode ser novidade.

faixa fogos de artifício ano novo


| O quê fazer após os fogos do Ano Novo |

1) Verifique se o seu pet está bem.

Assim que você tiver certeza que não haverá mais rojões, abra o cômodo e observe se ele está bem. Permita-o caminhar pela casa inteira (mas não ainda no quintal). Caso você note qualquer sinal de estresse ou comportamento diferente, leve-o ao veterinário.

* Para gatos, sinais de estresse incluem fugir, sujar a casa, se esconder e se recusar a comer.

* Para cães, os sinais de estresse incluem latir muito, fugir, sujar a casa, esconder-se e encolher-se, apegar-se aos donos, choramingar, tremer, andar ofegante, e recusar a comer.

O medo de fogos costuma desaparecer alguns minutos após o término do show de luzes e barulhos. Porém, se o seu pet estiver estressado, mantenha-o dentro de casa durante a noite. Coloque algum jornal ou caixinha de areia para ele fazer suas necessidades em algum lugar da casa, ou passeie com seu cão após os fogos de artifício apenas se for extremamente necessário, mas não o deixe sozinho no quintal. Fique com ele o tempo todo.


Leia também: Por quê meu cachorro está tremendo?


2) Recolha qualquer lixo do seu quintal antes de deixar seu pet sair.

Colete qualquer resto de rojão, objetos quebrados ou lixo que possa ter caído no seu quintal antes de liberar o seu pet. Isso evitará que ele se machuque. O ideal é que ele saia para a rua apenas na manhã seguinte à virada do Ano Novo.


Gostou deste artigo? Então compartilhe clicando nos links abaixo. E não se esqueça de comentar quais técnicas você utiliza com seu pet para que ele não tenha medo de fogos do Ano Novo!


Fontes:

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário