Doenças

Por quê meu cachorro está tremendo?

15 de dezembro de 2016

Seu cachorro está tremendo e você não sabe o que está acontecendo?

Fique calmo, pois um pouco de tremedeira é tão natural para um cachorro quanto mastigar seus chinelos mais caros e cavar um buraco no jardim. É dessa forma que os bichinhos extravasam toda a energia acumulada.

Porém, nem todo tremor indica coisas boas. Este artigo vai detalhar quais motivos que podem levar o seu animal a tremer, e o que você deve fazer nestes casos.


 Separamos os principais motivos que podem levar o seu cãozinho a tremer. Confira abaixo:

1) Frio ou Febre

Assim como você, os cães também podem começar a tremer com a queda da temperatura. Até mesmo algumas raças que costumam ficar dentro de casa acabam sentindo frio em determinadas situações. Isso é muito comum nos cães de pequeno porte que não contam com uma grande camada de pelos no seu corpo, por exemplo. As raças que mais sofrem com o frio são:

  • Bulldog francês
  • Yorkshire Terriers
  • Chihuahuas
  • Pugs
  • Dachshunds

Não se esqueça de que os cães idosos, filhotes e animais com problemas de saúde também serão mais suscetíveis a sentir o frio.

A temperatura normal de um cão é de aproximadamente 39,1ºC. Uma vez que o corpo de um cão é mais quente do que uma pessoa, se você apenas tocar o corpinho dele, pode não perceber se ele está frio ou não.

 | O quê devo fazer? |

cachorro está tremendo com frio

Mantenha o seu pet aquecido e faça o possível para que ele não sinta muito frio, principalmente ao sair do banho. Estes cães, quando sentem frio, podem estar sujeitos a determinadas doenças como resfriados ou até mesmo pneumonias.

Portanto, é importante deixá-los sempre em locais mais quentes dentro de casa. Tentar utilizar roupas nas situações mais extremas também pode ser indicado.

A tolerância da temperatura varia de acordo com as raças do cachorro.

Dessa maneira, o que pode ser frio para um Yorkie, pode não ser frio para um Rottweiller. É importante saber os níveis de tolerância de temperatura do seu cão.

IMPORTANTE: Se o seu cachorro está tremendo e o ambiente não estiver frio, ele pode estar com febre. Neste caso, leve-o ao veterinário.

2) Dor 

Muitos cães começam a tremer quando eles estão sentindo alguma dor aguda. Às vezes os cães, em determinados momentos, acabam tentando se sacudir em uma tentativa de afastar aquela dor que ele não entende muito bem o que é, mas que está incomodando muito.

 | O quê devo fazer? |

É importante perceber se as tremedeiras estão mais localizadas em determinadas partes do corpo do animal e também se ele costuma dar algum outro sinal, como gemer ou latir durante os tremores. Leve-o ao veterinário caso você não consiga descobrir o motivo da dor.

3) Medo ou Stress

Muitos barulhos diferentes como o som de um carro, alarme, foguetes, trovões, e até mesmo gritos humanos, podem fazer com que o cachorro tenha medo ou fique estressado, e comece a tremer. Outras ocasiões como viagens de carro, sejam elas longas ou apenas para ir ao veterinário, também podem estressar o cãozinho. Esta resposta automática ao estresse pode ser acompanhada de ofegação, móveis e objetos mastigados e comportamentos “ruins”. Seu cão pode se esconder, rosnar, ou exibir sinais de agressão também.

|  O quê devo fazer? |

Se o seu cachorro está tremendo e com muita ansiedade nestas situações, tente manter-se sempre perto dele para que ele perceba que não está sozinho. Uma dica legal é enrolar uma faixa em volta do seu corpo, pois eles costumam sentirem-se protegidos dessa maneira.

Confira o vídeo abaixo em que o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi ensina como fazer:

Mantenha-o calmo e tente tranquilizá-lo falando suavemente, dando petiscos e acariciando suavemente seu bichinho.

Porém, se ele estiver muito nervoso, evite acariciá-lo, ou você pode levar uma mordida como forma de defesa.


Leia também: Dicas para acalmar seu pet durante os fogos do Ano Novo


4) Ansiedade e excitação

cachorro feliz

Sabe aquela sensação de felicidade quando você está morrendo de fome e escuta a buzina da moto do moço do delivery?

Pois é, muitos cães sentem-se assim quando escutam o barulho do saco de ração, ou quando estão sozinhos em casa e você chega, ou até mesmo quando você pega a coleira na mão e o chama para passear.

Eles sentem muita emoção, e você pode notar que eles começam a tremer nessas situações (às vezes a emoção também vem acompanhada de pulos e urinas!).

 | O quê devo fazer? |

 Este tipo de tremedeira, na maioria dos casos, não requer qualquer tipo de tratamento ou cuidado. É importante apenas que você trabalhe em técnicas de treinamento para conter este comportamento, pois muita ansiedade fará mal ao seu bichinho. Dê bastante atenção a ele, e mostre que não precisa ficar “desesperado de alegria” pois você estará com ele a partir daquele momento.

Em casos mais graves, uma medicação para diminuir a ansiedade durante os períodos estressantes pode ser utilizada, porém sempre consulte seu veterinário para avaliar suas opções terapêuticas.

 5) Medicação 

Você já tomou algum antialérgico ou antigripal que te deu muito sono? Isso é chamado de efeito colateral – você queria apenas parar a alergia mas acabou ficando com sono. Alguns medicamentos podem causar tremores no seu cachorro, também sendo um efeito colateral.

 | O quê devo fazer? |

Caso o seu cachorro esteja sendo medicado, leia a bula do remédio para verificar se ele está tremendo devido a alguns dos efeitos colaterais. Se ele estiver tremendo bastante com a medicação, é válido entrar em contato com o veterinário para analisar se o medicamento deve ser substituído por outro.

 6) Idade avançada 

cachorro idoso

Infelizmente, conforme a idade do seu cãozinho vai aumentando, a chance de ele adquirir doenças que causam tremores e deterioração cognitiva é maior também.

Algumas condições mais comuns são artrite e disfunção cognitiva canina (CCD). Ambas causam tremedeiras nos cães.

 | O quê devo fazer? |

Embora não haja uma maneira definitiva de parar o processo de envelhecimento, você pode conversar com profissionais veterinários sobre como ajudar a aliviar os sintomas de envelhecimento com tratamentos e terapias focalizadas, que ajudarão a reduzir o desconforto e apoiar o seu animal de estimação durante os últimos anos.

7) Hipoglicemia 

Um dos motivos físicos mais comuns para os tremores é a queda de açúcar no sangue, ou hipoglicemia. Trata-se de uma condição mais frequente em cães de raças pequenas ou miniaturas, como o Poodle Toy. Geralmente a hipoglicemia ocorre quando o animalzinho ficou bastante tempo sem comer.

 |O quê devo fazer? |

Se o seu cão passou dias sem comer e está tremendo, é provável que os níveis de açúcar no sangue encontrem-se bem abaixo dos normais. Tente dar a ele algo para comer e leve-o ao veterinário.

8) Problemas neurológicos 

Os tremores nos animais também podem ser causados por alguns problemas no sistema neurológico, como epilepsia e Síndrome da Agitação / Síndrome do Cão Tremedor.

 * Síndrome da Agitação / Síndrome do Cão Tremedor

É uma doença grave que também pode causar tremores no seu cão. Essa tremedeira é bem diferente de quando um cachorro está tremendo de felicidade ou ansiedade – você consegue notar a diferença! – uma vez que eles não são uma reação a eventos específicos.

Os tremores são tão intensos que o pet tem dificuldade de ficar em pé e caminhar adequadamente, podendo chegar até a desmaiar. Embora tenha sido descoberta primeiramente em cães de raça pequenas como Maltês ou Terrier Branco, essa doença pode ocorrer em qualquer cachorro, independente do tamanho ou da raça.

O vídeo abaixo mostra um cachorrinho chamado Zuky tremendo, portador da Síndrome da Agitação:

 | O quê devo fazer? |

Ao observar que o seu cachorro está tremendo sem motivo, o mais recomendado é leva-lo ao veterinário para que seja feito o diagnóstico. Caso ele tenha a Síndrome da Agitação, o tratamento com corticosteróides, tais como prednisona, é o indicado para que o seu animal de estimação comece a melhorar dentro de uma semana.

* Doença de Addison

Cães com doença de Addison não têm cortisol suficiente no corpo, ou seja, é um problema hormonal. Alguns sintomas desta doença incluem perda de energia e força, problemas gastrointestinais, pouco ou nenhum apetite e tremores. Embora seja uma doença relativamente rara em cachorros, as raças com maior probabilidade de desenvolvê-la são: Rottweilers, Collies, Poodles, etc.

| O quê devo fazer? |

A Doença de Addison muitas vezes não é diagnosticada, o que pode levar a problemas mais graves. Se o seu cão parece cronicamente doente e desnutrido, fale com o seu médico sobre todas as possíveis causas para garantir que, se for Addison, o tratamento possa ser dado o mais rapidamente possível.


Veja também: Raças de Cães com maior predisposição de desenvolver doenças


9) Envenenamento

Os sintomas de envenenamento podem variar muito, assim como as substâncias que o causaram. Se você pensa que apenas venenam podem matar os animais, saiba que você está enganado.

Muitos alimentos considerados normais para os humanos são como venenos quando ingeridos por um cachorro, e podem causar tremores como efeitos.

Xilitol, o adoçante artificial encontrado em algumas manteigas de amendoim, goma de mascar e muitos outros alimentos, é extremamente tóxico para cães. A ingestão de xilitol pode levar à morte, mesmo se ele consumiu uma pequena quantidade. Outros alimentos tóxicos para os cães incluem chocolate e cafeína.

| O quê devo fazer? |

 Se você suspeitar que seu cão comeu algo considerado tóxico, procure seguir os passos adiante:

  • Mantenha a calma.
  • Remova seu cão da fonte de envenenamento se você souber o que o causou.
  • Procurar veterinário de emergência imediatamente.

Existem também algumas toxinas que podem causar uma convulsão no animal. Esse comportamento convulsivo pode ser mal interpretado como tremores, quando na realidade pode ser uma questão muito mais séria. Além de vômitos e diarréia, um cão que ingere chocolate, plantas venenosas ou outros materiais nocivos em altas doses, pode sofrer tremores incontroláveis. Se suspeitar de envenenamento, ligue para o seu veterinário.


Veja a lista completa: Comidas que meu cachorro não pode comer


10) Outras Doenças

Muitas doenças podem fazer com que seu pet tenha tremores, os quais também serão bem diferentes de quando ele está feliz. A tremedeira como sintoma de doença costuma ser mais agressiva, e permanente. Algumas doenças que causam tremores nos cachorros como um dos sintomas são: falência renal, cinomose, etc.

| O quê devo fazer? |

Se o seu cão está tremendo e você suspeitar que ele tem alguma doença, é muito necessário que você procure tratamento veterinário imediatamente. Algumas doenças não têm cura, mas os medicamentos podem aliviar os sintomas, melhorando a qualidade de vida do bichinho.

11) Comportamento aprendido 

cachorro está tremendo de felicidade

Às vezes não damos aos cães o crédito que eles merecem. Alguns cães mais inteligentes podem aprender a tremer e agitar sabendo que eles vão ter atenção, amor ou abraço quente de seu dono.

Por exemplo, imagine que o seu bichinho está tremendo por uma razão qualquer, e você ficou com dó (“Tadinho, ele está tremendo!”), o pegou no colo e paparicou bastante.

Os cachorros são inteligentes o suficiente para aprender que, se eles tremerem novamente, vão receber carinho e atenção.

| O quê devo fazer? |

Inicialmente isso pode parecer bonito, no entanto, se você não monitorar de perto este tipo de comportamento, ele pode facilmente sair do controle. Se este for o seu caso, você pode entrar em contato com um instrutor de cães qualificado para obter assistência.


Resumindo, você deve conhecer seu cachorro para aprender a distinguir os diversos “tipos” de tremores que ele pode ter. Passe algum tempo com ele, observe atentamente e, caso você note algum tremor mais agressivo, procure imediatamente o veterinário.


Não esqueça de compartilhar este artigo clicando nos links abaixo. Ajude outras pessoas a descobrirem o que devem fazer quando seus cachorros tremem.


Fontes:

  • www.clubeparacachorros.com.br
  • http://fofuxo.com.br
  • https://www.petcarerx.com
  • https://www.petsbest.com
  • https://blog.dogbuddy.com
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

12 Comentários

  • Reply Amanda Pereira 28 de junho de 2017 at 12:11 am

    Oi meu cachorrinho ele é um Pitt Bull tem 4 meses ele está com tremor na pata da frente faz uns 4 dias mais a alimentação está normal ?

    • Reply Thayse 30 de junho de 2017 at 5:06 pm

      Olá Amanda,
      Tem várias razões que podem estar ocasionando estes tremores no seu cãozinho. No inverno é mais frequente. Conforme explicou o artigo, pode ser algo normal, ou pode ser algo mais grave, dependendo da frequência desses tremores. O que você deve fazer com certeza é leva-lo ao veterinário. Assim ele pode te tranquilizar ou te passar o melhor tratamento se necessário. Mas não deixe de levá-lo para um consulta, ok?
      Abraços!

  • Reply teresa assunção 14 de julho de 2017 at 6:09 pm

    Meu poodle tem 3 anos e meio.
    Ontem à noite ele começo a tremer e não é de frio e quando pego ele no colo dependendo do jeito ele grita
    Ele está com coco normal e não tem febre comeu hj mais só ficou deitado
    Queria saber se posso dar umas gotinhas de dipirona?????
    Pois acho que ele deve está com alguma dor

    • Reply Thayse 17 de julho de 2017 at 1:42 pm

      Olá Teresa! Muito obrigada por escrever pra gente e desculpe pela demora em responder!
      Seu poodle com certeza pode estar com alguma dor, pois se ele grita quando você o pega, algo não está normal. Eu recomendo que você vá o quanto antes ao veterinário com ele para saber o que ele tem. Pode ser algo simples, mas sempre temos que pensar que também pode ser algo mais grave. Dependendo do diagnóstico, o veterinário vai receitar um analgésico como a dipirona ou qualquer outro medicamento mais indicado para ele. Espero que ele melhore logo! Depois comenta aqui o que ele tinha, por favor!
      Abraços!

  • Reply Liz 7 de novembro de 2017 at 11:10 am

    Boas dicas! Identifiquei logo o tremor, era frio! Coloquei roupa e fechei as janelas, acalmou.

    • Reply Thayse 8 de novembro de 2017 at 6:50 am

      Oi Liz! Que bom que o artigo te ajudou! É bem comum os cachorros tremerem de frio mesmo, tadinhos! Mas é só agasalhar que fica tudo bem! Um abraço!

  • Reply Gleisla 28 de novembro de 2017 at 9:53 am

    Minha cachorrinha vira lata, 9 meses não é vacinada ainda contra cinomose, já tem três dias que não come, está tremendo, estou dando soro para cachorros e vitaminas do remédio bioFarm. não sei se é virose?

    • Reply Thayse 28 de novembro de 2017 at 3:37 pm

      Olá Gleisla,

      Tadinha. Três dias é bastante tempo. Como você viu, a tremedeira pode ter várias causas. Você já a levou no veterinário? Foi ele quem passou o soro e as vitaminas? Se não, melhor você agendar uma consulta o quanto antes. Se você já levou, então liga para o veterinário e fala que ela ainda está tremendo!

      E me mantenha informada, por favor!

      Abraços!

  • Reply Tamires Cristina Carvalho Costa 30 de novembro de 2017 at 1:38 pm

    Sábado meu cachorrinho tomou a vacina de raiva. E hj ele começou a ficar se tremendo, soltando saliva e está abatido só quer ficar deitado. Pode ser reação da vacina??? Devo me preocupar?? Ou já já passa…

    • Reply Thayse 30 de novembro de 2017 at 3:30 pm

      Olá Tamires.

      Muito provavelmente não é reação da vacina pois já faz algum tempo que ele tomou. Geralmente os efeitos colaterais da vacina ocorrem entre 24 e 48 horas após a aplicação. A intensidade da salivação e da tremedeira é grande? Se sim, minha sugestão é que você o leve ao veterinário, assim que possível. É sempre melhor prevenir! O vet irá pedir alguns exames para saber qual o motivo dessas alterações. E se precisar de algum tratamento, é melhor ele começar logo.
      Por favor, depois comenta aqui o que ele tinha!
      Abraços!

  • Reply ELIANE SILVA CARDOSO 14 de Janeiro de 2018 at 11:37 pm

    Olá boa noite , eu tenho um filhote de Dálmata de 3 meses, ele brinca o dia todo come tres vezes ao dia , ja é a 4 vez com intervalo de 2 á 3 dia ele apresenta uma tontura cambaliado a cabeca parece pesar sobre o pescoço, urina deitado nessa fase e começa a se tremer , notei também que ele fica com o olhar perdido tipo de quem está desmaiando , eu sempre o seguro, dai eu faço uma mingual de farinha de macaxeira não muito doce , pasando de 10 á20 minutos , ele começa a fazer tudo? Correr, brincar e a latir, será que ele tem a sindrome da agitação ?

    • Reply Thayse 15 de Janeiro de 2018 at 6:48 am

      Olá Eliane,
      Muito obrigada por comentar! Bom, se o seu cachorro estivesse apenas tremendo, eu diria que você não precisa se preocupar, porque em filhotes isso é comum quando eles estão felizes e brincando. Mas no caso de ele estar cambaleando e desmaiando, em intervalos tão pequenos de dias, eu acho que é muito importante você levá-lo ao veterinário. Pode não ser a síndrome da agitação em si, mas pode ser algum outro probleminha que o veterinário irá identificar através de exames.
      Mesmo que seja algo normal, que passe e não volte a acontecer, é sempre bom tirar a dúvida levando a um especialista, não? Querendo ou não, esses desmaios acabam assustando a gente, não é mesmo?
      Depois volte aqui e compartilhe como ele está, e se esses quadros de desmaio passaram!

      Um abraço!

    Deixe um Comentário