Geral

Viagem de avião com pet? Saiba quais providências tomar!

12 de maio de 2017
viagem de avião

Quem tem um animal de estimação sabe o quanto é angustiante deixá-lo em casa, com parentes ou amigos para poder viajar. Independentemente da espécie ou raça, o sentimento é que estamos fazendo algo errado. Pensando nisso, algumas clínicas veterinárias e hotéis para animais de estimação oferecem serviços totalmente personalizados para que o seu bichinho não sinta desconforto, saudade ou até mesmo fique depressivo. É uma boa opção, mas se você quiser o seu peludo o tempo todo perto de você, saiba que existem algumas informações bastante úteis e simples para quem vai realizar uma viagem de avião com um pet. Afinal de contas, os cães e gatos também precisam de segurança e aconchego durante uma viagem.


 

 Informações para Viagem de Avião Nacional

Sempre leve o Certificado Veterinário Internacional (CVI) e um atestado expedido por um médico veterinário informando o estado de saúde do animal.

No Certificado Veterinário Internacional (CVI) constam o nome, espécie, raça, sexo, pelagem, data estimada de nascimento, vacinas e tratamentos.

Segundo a Infraero e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os animais domésticos não precisam pagar passagem.

A vacina antirrábica é a mais importante. Quando você levar o seu cão ou gato para viajar ela deve ser tomada no máximo 30 dias antes e emitida 10 dias antes da viagem.

Consulte a Divisão de Defesa Agropecuária (DDA) da Superintendência do seu Estado para saber onde emitir o Passaporte de cães e gatos ou o CVI.



Informações para Viagem de Avião Internacional

viagem de avião

♥ Assim como nos voos nacionais, o dono do cão ou gato, ou qualquer outro animal de estimação deve apresentar o Certificado Veterinário Internacional (CVI) ou o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos.

♥ No caso do Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, o animal deve ter um chip em sua pele, implantado por um médico veterinário.

♥ Para fazer a solicitação do Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, o animal deve acompanhar o dono até o local, ou seja, na Superintendência Federal de Agricultura.

♥ Novamente falando a respeito da vacina antirrábica, é importante frisar que, em voos internacionais, é impossível viajar sem ela. E também, deve ser emitida no máximo 10 dias antes da viagem.

♥ Afirme e confirme que o animal é seu, por isso tenha um documento com o seu nome, CPF ou CNPJ (cadastro nacional de pessoas jurídicas), além do endereço completo.

♥ Com relação ao chip:

O preço da aplicação do chip em cão ou gato pode variar de estado e no Distrito Federal, que pode ser no mínimo R$ 100. O chip tem praticamente o tamanho de um grão de arroz.

O cão ou gato deve ter nascido pelo menos 90 dias antes da viagem.

Depois de implantado, o dono deve se direcionar a uma unidade do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

O chip deve ser consultado e emitido por Médico Veterinário cadastrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV.

♥ Antes de viajar para o exterior certifique-se das normas e restrições que o país exige.


Leia também: Plano de Saúde para Pets: Vantagens e Desvantagens


Essas informações são importantes para quem deseja passear ou se divertir com o seu cão ou gato, tranquilamente. Faça tudo com antecedência para não ter surpresas, porque você não vai deixar o seu animal de estimação ‘na mão’, ou em outras palavras, ‘no aeroporto’; não é mesmo?

Ah! E se gostou de algum artigo do blog não esqueça de compartilhar clicando nos links que ficam abaixo.


Fontes:

  • http://www.agricultura.gov.br/
  • http://www.agron.com.br
  • www.dogtravel.com.br
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply