Doenças

Conheça as principais doenças que um cachorro Shih Tzu pode enfrentar

19 de abril de 2018
shih tzu

Fofo, de pequeno porte, companheiro, alegre, afetuoso e fã de brincadeiras. Assim podemos descrever o Shih Tzu, uma das raças preferidas por famílias que moram em apartamentos ou casas pequenas. Por não precisar de muito espaço, esse cachorro é a escolha perfeita para esses ambientes. Outra característica da raça é a facilidade em conviver com outros cães e também com crianças. O Shih Tzu vai fazer amizade tranquilamente, e a convivência na casa será harmônica.


| Principais cuidados com o Shih Tzu |

shih tzu

Cuidar da saúde desses pequenos é relativamente simples, pois são, no geral, cães saudáveis, e dificilmente apresentam algum problema clínico mais sério.

No entanto, existem alguns pontos de atenção. O primeiro é o sistema respiratório. Por serem animais braquicefálicos, ou seja, de focinho achatado (curto), eles tem uma dificuldade maior em respirar. Essa dificuldade faz com que se cansem mais rápido e enfrentem problemas com o calor.

Como não conseguem respirar da mesma maneira que um cão de focinho normal, é comum encontrar esse lindo cachorro com a língua de fora, lambendo as narinas para reduzir a temperatura corporal.

São também um dos maiores roncadores. Graças ao palato mais alongado que o normal, esses animais lindos  roncam bastante enquanto dormem.

Além disso, outra consequência da síndrome braquicefálica são os olhos esbugalhados. Se o caso for grave, o bichinho pode não conseguir fechar completamente as pálpebras e precisar de intervenção cirúrgica num hospital veterinário.



CUIDADO:

Também é importante tomar cuidado com pancadas na parte de trás da cabeça. Os olhos ficam mais exteriorizados nessa raça, e, dependendo da força da pancada, podem sair da órbita e precisarem de cirurgia para o reajuste.

shih tzu

Quando notar que o pet está lacrimejando muito, sempre limpe a região dos olhos. Esses cães são mais suscetíveis ao lacrimejamento excessivo, conjuntivites e úlceras de córnea.

Falando sobre problemas dentários, dá para notar, as vezes, que os dentinhos da parte inferior da arcada ficam para fora da boca. Esses dentes, chamados prognatas, podem ter sua posição corrigida cirurgicamente para prevenir a formação de tártaro.

É por isso que é necessário manter uma boa higiene bucal no seu amigo. Escovações regulares podem evitar doenças dentárias mais graves, como as periodontais. Existem no mercado diversas marcas de escovas e pastas para que você escolha a mais adequada.

IMPORTANTE:

Geneticamente falando, os Shih Tzus tem uma maior predisposição à obesidade. Isso significa que seus tutores precisam de cuidado redobrado com a alimentação desses companheiros, ou podem acabar se tornando animais obesos.

Obesidade canina é uma doença séria, que pode provocar outros problemas de saúde, como doenças cardíacas, desgaste nas articulações, artrites e desvios na coluna vertebral.


Leia também: Obesidade nos Pets: Aprenda como prevenir e cuidar da saúde deles!


| Dicas |

Nos pet shops é fácil encontrar rações “premium” e “super premium”, balanceadas nutricionalmente, para a alimentação correta dessa raça. Basta dosar as porções corretamente e maneirar na quantidade de petiscos oferecidos aos pets, e, com certeza, a obesidade canina vai passar longe.

shih tzu

Aproveite a viagem até o pet shop para dar um tratamento completo de banho e tosa no Shih Tzu. De pelagem normalmente lisa, eles sofrem se não são escovados regularmente, e os pelos dão nós e formam bolos muitas vezes difíceis de desmanchar.

Caso não queira manter a pelagem comprida, que realmente dá mais trabalho, opte pela tosa bebê, que deixa os pelos curtos e até facilita tanto no cuidado diário do pelo, como para observar possíveis dermatites e alergias.


| Tratando doenças do Shih Tzu |

Assim como outras raças, eles tem seus pontos fracos no que se trata de saúde e, sabendo o que esperar, fica mais fácil observar qualquer mudança.

Ao menor sinal de alterações no comportamento, na rotina, ou na aparência física do Shih Tzu, leve-o ao médico veterinário de sua confiança. Este profissional vai diagnosticar corretamente o cão e indicar o melhor tratamento possível.

Muitas vezes, querendo evitar uma ida ao veterinário, o tutor tenta tratar o bichinho em casa e acaba mais atrapalhando ao invés de ajudar. O que pode parecer apenas uma perda de pelos local, pode ser sinal de uma doença dermatológica mais séria, necessitando de medicação adequada.


Se você quer aprender a cuidar melhor do seu Shih Tzu, além das dicas acima, eu recomendo este e-book que possui um tutorial bem completo falando tudo sobre ele: as características, o temperamento e os cuidados que o pet demanda no dia a dia.


Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo clicando nos links abaixo!


Fonte (Fotos):

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Marli Aparecida Barros 14 de dezembro de 2020 at 6:02 am

    Meu cachorro da raça shish tzu, está com uma alergia, tem coceira no focinho, três a quatro vezes por dia, quando esfrega o focinho no chão chora, já levei em três veterinários não consigo encontrar a causa, se souber me ajude.Obrigada!

    • Reply Thayse 14 de dezembro de 2020 at 8:30 am

      Oi Marli,

      Episódios de coceiras podem ter vários motivos, como sarnas, bactérias, fungos e até mesmo dermatite atópica, que pode ser causada pela alimentação, alta sensibilidade do animal, queda da imunidade e outros motivos. Infelizmente apenas um veterinário pode saber o motivo. Tem que fazer exames. Talvez seja o caso de procurar um veterinário especialista em dermatologia. Se não for nada na pele, então pode ser neurológico.

      Espero que encontrem logo o motivo, façam o tratamento e ele fique bem!

      Abraços!

    Leave a Reply