Curiosidades

Entenda os motivos do por que seu gato te lambe!

11 de setembro de 2017
seu gato te lambe

Você que é dono de gato já deve ter passado pela seguinte situação: você está sentado com seu gato no colo e, do nada, ele começa a te lamber. Aquela linguinha áspera começa a raspar várias vezes no seu braço, mão ou  perna. É fofo e agoniante ao mesmo tempo né? Nós humanos tendemos a achar que quando os animais nos lambem, é porque eles estão demonstrando seu amor por nós. Mas será que é só isso? Confira aqui os motivos de por que seu gato te lambe!


| Motivos de por que seu gato te lambe |

 #1. Seu gato te lambe para lembrar da infância

 Muitas vezes, seu gato te lambe porque ele aceita você como membro da família e se sente completamente seguro quando está com você. Ele lembra como sua mãe limpava seus filhotes, e agora continua o que aprendeu, só que com os papéis invertidos (a menos que você também o lambesse, mas acho que não, né?). Seu gato está cuidando de você da melhor maneira que ele sabe: mantendo você limpo e o reivindicando como dele.

 #2. Seu gato te lambe para falar que você pertence a ele

seu gato te lambe

Esse motivo está bem relacionado ao anterior. A lambida dos gatos também estabelece os territórios dele. Ele está marcando suas coisas, animais e pessoas com o aroma dele – muitas vezes com puro bafinho -, para mostrar aos intrusos que eles devem ficar longe porque aquilo ou alguém é propriedade dele. As mamães gatinhas lambem seus filhotes também para indicar que eles pertencem a ela, e seu gato faz o mesmo para dizer ao mundo que você é dele. Os gatos que são irmãos ou são de ninhadas diferentes, mas se dão muito bem juntos, vão lamber uns aos outros como uma forma de vínculo social. Muitas vezes, eles lamberão os pontos que são difíceis de alcançar por um gato, como o topo da cabeça e dentro dos ouvidos. Ou seja, lamber você é um gesto para unir vocês dois.

#3. Seu gato está te fazendo carinho

Para um gato, lamber seu dono também é uma forma de fazer carinho. Afagos e lambidas são formas de demonstrar afeição. Já que ele não consegue te fazer um cafuné, ele te lambe. Infelizmente eles não têm ideia de que aquela linguinha dói bastante na nossa pele.


Leia também: Porquê meu gato me morde quando faço carinho?


#4. Seu gato está procurando um substituto da mãezinha

Os filhotes que foram desmamados antes do tempo necessário ou que ficaram órfãos costumam desenvolver uma fixação oral que os faz lamber excessivamente. Eles não tiveram uma amamentação digna e, sem alternativa, a lambida é o mais próximo possível do que eles tiveram ao invés da mãezinha. Outro sinal de desmame precoce é quando eles “amassam pão” em você, acompanhado de ronronos.

#5. Seu gato está sofrendo de ansiedade

seu gato te lambe

Quando um gatinho está sofrendo de ansiedade, ele pode começar a lamber compulsivamente e em alguns casos, até resultam em partes calvas no pelo. Seu gato também pode lamber você como uma maneira de se reconfortar. Se você notar áreas carecas no seu gato, fale com o seu veterinário porque pode haver uma causa médica subjacente ou seu gato pode sofrer sobrecarga de estresse. Quando ele te lambe, se a postura do corpo parecer tensa ou se a lambida continuar por um longo período, isso pode indicar uma tentativa de se acalmar. Mudança para uma nova casa, ganhar um novo companheiro de quarto, alterar a mobília de lugar, e até mesmo uma mudança na dieta pode trazer um problema de ansiedade. Tente determinar qualquer problema que possa estar no ambiente do gatinho. Ninguém gosta de ficar estressado ou ansioso, especialmente animais!

Para ajuda-lo, você deve fazer bastante carinho nele e paparica-lo, a fim de reduzir o stress. Se o seu gato parece lamber incessantemente, tente dar-lhe mais atenção. Se não melhorar, é recomendado que você o leve ao veterinário o quanto antes.

#6.  Você tem um gosto bom

 Gatos costumam gostar bastante de comida salgada, então se você acabou de voltar de uma corrida ou da academia, o gostinho de suor pode atrair seu gato. Ele vai começar a te lamber nas regiões mais suadas. Se você tomou um banho e passou creme hidratante, é possível que o cheirinho também o atraia.

Às vezes, a comida que você acabou de ingerir também chama a atenção do seu bichano. Se você comeu um delicioso bife, seu gato vai querer lamber você, especialmente se você não foi “cortês” o suficiente para compartilhar algumas mordidas com ele! Gatinhos adoram a nossa comida, tanto quanto o seu cão. Se eles não tiverem a chance de ter algum pedaço, eles vão recorrer à próxima melhor opção: obter um gosto de você! Eles podem lamber seus dedos ou rosto para ver o que eles estavam perdendo, e também lamber sua roupa se você derrubou comida em você mesmo. Não se preocupe: esses gostos rápidos não serão suficientes para prejudicar o seu gato, se você estiver preocupado com a ingestão de alimentos humanos.

#7. Seu gato te lambe porque está se sentindo sozinho

Se o seu gato te lambe frequentemente, é possível que ele esteja se sentindo sozinho. A lambida é uma atividade social muito comum entre os gatos. É a maneira favorita de se unir. Quando um gatinho começa a se sentir sozinho, ele vai tentar lamber você para brincar. Se você está longe de casa com frequência (talvez por causa de trabalho ou escola), é bem possível que seu peludo apenas precise de mais tempo de atenção. Neste caso, a melhor maneira de dar atenção é escovando o gato, acariciando-o ou massageando seu pelo. Certifique-se de que seu gato tenha atenção suficiente, e se nada mais funcionar, considere adotar um companheiro de brincadeira para ele! Você vai tirar um peludo das ruas e ainda vai melhorar a qualidade de vida do seu gatinho, e da sua pele.


 


| Por que a lambida do seu gato dói tanto | 

seu gato te lambe

A língua do seu gato é especialmente projetada para limpeza e remoção de sujeira e peles soltas. Qualquer dono de gato cujo gatinho gosta de lamber a pele ou cabelo está bem ciente de que a poderosa língua de bichano é capaz de lixar a pele ou puxar alguns fios para fora. Essa habilidade vem das papilas que a cobrem – ganchos que se voltam para trás e são feitos de queratina, que também é o material em que as garras são feitas. As papilas ajudam os gatos a rasparem a carne dos ossos, e também ajudam na limpeza, agindo como um pente para puxar a pele solta e a sujeira.

Estas papilas nas línguas dos gatos também ajudam os gatos a beber. Acredite ou não, eles não apenas mergulham suas línguas na água e engolem qualquer água que seja absorvida. Em vez disso, suas línguas são capazes de puxar a água para cima em uma coluna de água em miniatura, e então eles fecham suas bocas rapidamente ao redor da água. Quão legal é isso?

Embora essas papilas sejam certamente muito úteis, eles criam esse sentimento de lixa quando seu gato te lambe. Se o gato permanece lambendo você no mesmo lugar repetidamente, isso definitivamente pode se tornar desconfortável.



 | Como fazer seu gato parar de te lamber |

seu gato te lambe

Quando seu gato começa a gastar uma quantidade absurda de tempo lambendo-se ou lambendo você (digamos 30 minutos a uma hora ou mais por sessão), você deve ficar atento.

Por mais que as razões para que seu gato te lamba sejam fofas, ou que o passado dele tenha sido triste, nossa pele sofre com aquela lixinha passando várias vezes, ou ele pode estar sofrendo de algo ruim. Quando as lambidas começarem a te incomodar, faça carinho no seu peludo, por que isso pode acabar distraindo ele. Tente distraí-lo também com um brinquedo, seja uma cordinha ou uma bolinha. Seu gato com certeza vai parar de te lamber e vai dar atenção ao brinquedo.

Brincar é sempre bom, pois mantém seu gato em forma e fortalece o vínculo entre vocês. Não só isso, mas as substâncias químicas liberadas durante o exercício ajudam seu gato a relaxar e se sentir satisfeito.

Não é fácil treinar um gato que se acostumou a realizar um comportamento habitual, como lamber o dono. Lembre-se de permanecer gentil e jamais grite ou tenha reações físicas intensas, como empurrar seu gato, tirá-lo de seu colo ou pior ainda, bater nele.

Ele precisa saber que você o entende e se você o repreender ele pode ficar estressado, além de magoado. Você não quer isso, certo?


Leia também: Como faço para meu gato parar de morder?


Fontes:

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário