Curiosidades

Por quê os cachorros cheiram o rabo uns dos outros?

10 de Janeiro de 2018
cachorros cheiram o rabo

De todos os hábitos dos cães, seja correr atrás do próprio rabo, uivar, ficar se esfregando na perna dos humanos, com certeza o mais estranho e nojento é quando os cachorros cheiram o rabo uns dos outros. Imagine a cena de você indo passear com seu peludo na rua, e vê-lo cheirando o rabo de um cachorro estranho. Você acha, no mínimo, constrangedor, não é mesmo? Mas tudo tem um motivo, não é, necessariamente, porquice! Entenda por quê eles fazem isso!


| Por que os cachorros cheiram o rabo uns dos outros? |

Para entender por que os cachorro cheiram o rabo uns dos outros, temos que entender o seu sentido do olfato e suas técnicas de comunicação.

Os cães têm um sistema olfativo surpreendente!

cachorros cheiram o rabo

Assim como os humanos, os cães têm cinco sentidos neurológicos básicos: gosto, toque, audição, visão e cheiro. Entre esses sentidos, o cheiro toma a liderança no mundo canino. A capacidade de cheiro de um cão é muito mais avançada do que a nossa. Um cão médio tem um olfato apurado que é cerca de 100.000 vezes mais sensível do que o de seu dono, em parte porque o nariz de um cachorro contém 150 milhões de receptores olfativos, enquanto o nariz humano tem apenas 5 milhões. E os cães dedicam cerca de 1/3 de sua massa cerebral à detecção e identificação de odores, enquanto os seres humanos utilizam apenas 5% para fins olfativos.

O órgão Jacobson

Além disso, os cães têm uma ferramenta adicional para melhorar o seu sentido do olfato. Um órgão especial chamado órgão de Jacobson está localizado dentro da cavidade nasal e abre para céu da boca. Este órgão surpreendente serve como um sistema olfativo secundário projetado especificamente para comunicação química. Os nervos do órgão de Jacobson levam diretamente ao cérebro e são diferentes dos nervos no tecido olfativo do nariz, pois não respondem aos odores comuns. Na verdade, essas células nervosas respondem a uma variedade de substâncias que muitas vezes não têm nenhum odor. Em outras palavras, eles trabalham para detectar odores “indetectáveis”.

O órgão de Jacobson se comunica com a parte do cérebro que trata do acasalamento, e ao identificar feromônios, informa aos cães machos e fêmeas se um membro do sexo oposto está disponível para reprodução. Além disso, este órgão aumenta o sentido do olfato que os cachorros recém-nascidos precisam para encontrar a fonte de leite da mãe.

As duas partes separadas do sistema de detecção de odor do cão, o nariz e o órgão de Jacobson, trabalham juntas para proporcionar sensibilidades delicadas que nenhum dos dois sistemas conseguiriam sozinhos.

Cães usam cheiro para se comunicar

cachorros cheiram o rabo

Os cães não falam, apertam as mãos ou abraçam como humanos, mas eles se avaliam e coletam muitas informações da linguagem corporal. Quando dois cachorros se encontram, geralmente caminham em círculos enquanto examinavam a atitude e a postura, como, por exemplo, se as orelhas estão levantadas, ou se estão abanando o rabo, etc.

Os cães têm uma vantagem sobre as pessoas na medida em que usam o seu forte senso de olfato, juntamente com uma avaliação visual, para fornecer informações vitais sobre um novo amigo canino. Por simples cheiro, um cachorro pode determinar se um novo amigo é macho ou fêmea, se é feliz ou agressivo, se é saudável ou doente. Em outras palavras, é como fuçar nas redes sociais de alguém antes de conhecê-lo.

Curiosidade:

O cheiro entre os cachorros não é apenas reservado para apresentações. Os cães que vivem juntos podem cheirar o rabo do outro regularmente ao longo de suas vidas. É uma maneira de verificar e reforçar os vínculos sociais.


Leia também: Por quê os cachorros perseguem o próprio rabo?


|Mas por que tem que ser o rabo? |

cachorros cheiram o rabo

Mas por quê tem que ser o rabo? A resposta é anatômica. Dentro do reto estão dois pequenos sacos chamados de glândulas anais que secretam uma substância para o reto através de um par de pequenas aberturas. As glândulas são esvaziadas naturalmente quando os músculos do esfíncter retal se contraem durante um movimento intestinal. Os proprietários de animais não sabem dessa ocorrência, uma vez que o odor das glândulas anal é mascarado pelo odor das fezes do cão. No entanto, os cachorros definitivamente podem sentir a diferença.

O odor é exclusivo para cada cachorro, por isso, dois cães podem determinar rapidamente se eles já se conheceram antes.

A maneira pela qual os cães cheiram nas extremidades traseiras pode estabelecer qual dos dois cães é dominante e estabelecer a base de uma relação canina. Como assim? Por exemplo: o cão dominante irá cheirar o rabo do outro primeiro, enquanto o cachorro submisso aguarda seu turno. Um cão submisso pode parar de cheirar primeiro e retirar-se. Um cão dominante pode rosnar para que o outro pare de cheirá-lo. Alguns cães gostam de limitar a informação que eles dão e simplesmente se sentam e apertam a cauda sobre o ânus reduzindo o odor que eles emitem.

Cachorros muito submissos saem por aí literalmente com o rabo entre as pernas. E o contrário também é verdadeiro: quando um cão deseja demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro.



| Os benefícios de cheirar o rabo de outro cão |

Além da comunicação química, há outro propósito para cheirar o rabo. Os cachorros cheiram o rabo uns dos outros como um mecanismo calmante. Realizar esse ritual os acalma e reduz o estresse. Além disso, cheirar é muito mais rápido do que uma longa conversa. Então, mesmo que seu cachorro cheirando o rabo pareça revoltante para você, tente pensar nisso como uma forma saudável e socialmente aceitável de comunicação canina!


Fontes:

 

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário