Curiosidades

Os cães são inimigos dos gatos?

20 de novembro de 2017
cães são inimigos dos gatos

Desde a nossa infância, nós nos deparamos com a figura do cachorro e do gato sendo inimigos. As pessoas ainda hoje têm medo de deixar um cachorro e um gato no mesmo ambiente, pois acreditam que o cão vai instantaneamente atacar e machucar o peludo felino. Até mesmo a expressão “brigar como cães e gatos” reflete este cenário. Mas será que é verdade que os cães são inimigos dos gatos? Entenda sobre isso neste artigo.


| Será que os cães são inimigos dos gatos? |

 A resposta é não! Não existe nos dois animais um gene do ódio que faça com que os cães já nasçam inimigos dos gatos, e vice-versa. É claro que cachorros podem brigar com gatos de vez em quando. Há cachorros que atacam os gatos e chegam até a matá-los. Mas isso ocorre muitas vezes por casa da criação do animal – sim, é culpa do dono! – e algumas vezes pela natureza diferente dos cães quando comparados com os gatos, como os instintos predatórios e problemas de comunicação.

| Quando a culpa é do dono? |

cães são inimigos dos gatos

Muitas pessoas acreditam que os cães são inimigos dos gatos e acabam evitando a socialização dos bichos. Há quem odeie gatos e estimule a rivalidade entre os dois. O cúmulo da maldade é quando alguém se diverte ao ver seu cão perseguindo um gato. Seja por falta de conhecimento, por preconceito, ou até pura maldade mesmo, isso infelizmente ocorre com frequência.

A realidade é que, embora cães e gatos sejam de espécies diferentes, eles podem conviver em paz, principalmente se crescem juntos.

Cães e gatos adultos têm maior dificuldade para aceitar a presença do outro animal, enquanto filhotes são mais flexíveis e se adaptam melhor com os parceiros de espécies diferentes.

Existe um período de adaptação que deve ser respeitado, e o ambiente tem que facilitar a convivência entre os animais.


| Quando a culpa é da natureza dos animais? |

 Muitas vezes, os cães atacam gatos independentemente da vontade do dono. Isso ocorre porque determinados comportamentos do gato podem ser encarados pelo cão como “provocação”. Por exemplo: subir em árvore, escalar muros, saltar ou correr. A recíproca é verdadeira, e alguns gatos se sentem ameaçados com atitudes normais do cachorro.

Veja alguns exemplos:

cães são inimigos dos gatos

Os cães costumam ser animais sociais que são naturalmente brincalhões. Os gatos, por outro lado, tendem a ser mais independentes. Um cachorro com vontade de brincar pode parecer agressivo e intimidante para um gato. Isso pode levar o gato a se defender contra um ataque que, na realidade, era apenas uma brincadeira.

♥ Cães, especialmente filhotes, gostam de perseguir uns aos outros. É um jogo divertido para eles. Dessa maneira, perseguir gatos pode ser tão divertido (apenas para os cães!) quanto perseguir outros cachorros. Novamente, os gatos podem interpretar esse comportamento brincalhão como uma ameaça.

O problema também pode ser algo que os cães e gatos têm em comum: o rabo! Quando um cão abana o rabo, ele ​​está enviando uma mensagem amigável do tipo “Estou feliz. Vamos brincar!” Os gatos, no entanto, agitam seus rabos quando estão com raiva. Essas ocasiões podem acabar sendo muito confusas para ambos os animais, principalmente se eles estiverem frente a frente com o rabo balançando.

A saudação dos cães também pode ser um problema. Os cães cumprimentam uns aos outros, cheirando o rabo do amigo, e isso é perfeitamente normal para eles. Se um cão tenta cumprimentar um gato desta forma, o bichano pode achar isso ameaçador porque não é um comportamento típico do gato.



cães são inimigos dos gatos

| Amizade entre cães e gatos |

Independente da natureza diferente dos cães e gato,s é possível que eles vivam em paz. Se o cão não for instigado a caçar o bichano, com o tempo ele aprende que não há ameaça nisso, e que determinadas atitudes são “códigos sociais” que também fazem parte do ambiente. Quando um cão cresce na mesma casa que um gato, ou outros animais pequenos, ele se acostuma com o gato e não o vê como uma presa. Muitos cães e gatos que crescem na mesma família, até formam laços incríveis.

Há milhares de fotos e vídeos na internet que mostram a relação fofa e amigável entre cachorros e gatos! Alguns ficam tão amigos que brincam juntos e até dormem enrolados um no outro. Basta ter paciência e saber treinar o cão para mostrar a ele que o bichano pode ser seu amigo.


Leia também: Por que os gatos sempre caem em pé?

Embora cães e gatos não sejam realmente inimigos mortais naturais, os cães são caçadores por natureza. Isso significa que eles podem caçar e perseguir qualquer coisa que se mova – incluindo um gato. Esse comportamento natural que pode causar problemas entre cães e gatos pode ser controlado por treinamento especial – chamado socialização – quando os animais se reúnem pela primeira vez. A comunicação e a compreensão são as chaves para qualquer bom relacionamento, mesmo entre gatos e cães.


Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo clicando nos links abaixo, e ajude outras pessoas a descobrirem se os cães são inimigos dos gatos.



Fontes:

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário