Que eles são lindos e fofos, isso não temos dúvida alguma. Além disso, um pet sempre traz alegria e diversão para qualquer lar. Podemos até afirmar que alguns são a verdadeira alegria e chamego. Até aqui, isso não é novidade para ninguém. E se você está lendo esse texto, com certeza é apaixonado (a) pelo seu gatinho e quer ter uma relação extremamente harmoniosa com ele. Digo harmoniosa pelo fato de, logo no começo da relação, as coisas não serem tão fáceis. Uma delas, inclusive, é o fato de eles fazerem xixi e cocô no lugar certo.
Para nós, seres humanos, é muito fácil abraçar um novo animal em casa. No entanto, o animalzinho também precisa adotar algumas rotinas para ficar bem com seus donos, mas esse é um processo que precisa de paciência, afinal de contas, eles são inteligentes, mas alguns aprendem devagar.
Um dos maiores problemas com um novo pet é onde fazer suas necessidades fisiológicas. Alguns já sabem e acreditamos ser coisa do instinto. Contudo, alguns precisam de ensinamentos e paciência para aprender a fazer xixi e cocô no lugar certo.
E se você não sabe como fazer isso, neste artigo daremos algumas dicas super importantes que poderá trazer resultados positivos e uma convivência ainda mais prazerosa e harmoniosa com aquele novo bichinho fofo que enche seu coração de amor. Vamos lá!
Como fazer seu gato fazer xixi e cocô no lugar certo
| Dica 1: Limpando o lugar |
Uma coisa muito comum entre os felinos é o fato de retornarem ao lugar onde fizeram suas necessidades. Ou seja, isso já mostra que eles tem essa predisposição de escolher um lugar para realizar suas necessidades.
Por isso, caso ele faça pela casa, saia limpando imediatamente. Caso contrário, ele voltará ao lugar em que encontrar o cheiro e fará novamente. Por isso, nada melhor do que deixar alguns “vestígios” na caixa de areia (mas sem porquice de não limpá-la frequentemente). Assim, com o tempo, ele saberá como fazer xixi e cocô no lugar certo.
| Dica 2: saiba escolher a caixa certa e o local certo |
Algumas pessoas dizem que os pets são bem parecidos com os seres humanos e, no quesito necessidades fisiológicas, os gatos são realmente bem parecidos. Afinal de contas, nossos banheiros tem portas para termos privacidade, não é mesmo?
Pois é, os gatos não curtem fazer suas necessidades em locais movimentados e de passagem. Na realidade, preferem ficar quietinhos em seu cantinho, como nós. Por isso, para o sucesso de sua caixa de areia, escolha um local afastado e que ele possa fazer o trabalho calmamente, ok?
Quanto ao tipo de caixa: você pode achar que não, mas os pets tem suas predileções. Por isso, não se espante caso ele não aceite determinada caixa. Seria mais ou menos como uma tampa de vaso sanitário, nós também temos nossas preferências, não temos?
| Dica 3: impondo limites |
Essa é uma dica complicada, ainda mais para as pessoas de coração mole. Entretanto, para evitar dores de cabeça futuras, nada melhor do que passar por essa fase de adaptação. Se o pet estiver dando muito trabalho para fazer xixi e cocô no lugar certo, será necessário restringir algumas partes da casa até ele aprender.
Com certeza ele protestará durante alguns minutos, mas precisamos compreender que tal coisa é boa não somente para o pet, mas também para nós mesmos. Não podemos esquecer que, independente do tipo, restos orgânicos podem trazer males a saúde de ambos.
Leia também: Por quê e Com Qual Frequência Devo Limpar a Caixa de Areia do Meu Gato?
| Dica 4: uma caixa a mais |
Como nós, seres humanos, os pets têm suas particularidades.
Por exemplo, o meu não costuma fazer suas necessidades no local certo quando seu lugar está sujo. Isso é algo ao qual precisamos nos atentar bastante. para manter seus locais limpos. Afinal de contas, nós também não utilizamos banheiros sujos.
Uma dica para isso é manter duas caixas de areia em lugares estratégicos onde o pet, quando uma estiver suja, poderá utilizar outra.
Desta maneira, teremos um determinado tempo para manter seu local limpo e higienizado.
| Dica 5: caso nenhuma tenha dado certo |
Finamente, caso nenhuma das dicas acima tenha trazido um resultado positivo, nada melhor do que partir para um atendimento profissional. Caso você não saiba, existem profissionais prontos para adestrar seu pet e ensiná-lo como continuar treinando o seu bichinho de estimação.
IMPORTANTE:
E para fechar esse texto, nada mais comum do que falar a respeito das punições que alguns pets sofrem por fazerem suas necessidades em locais errados. Algumas pessoas acreditam que isso funciona. No entanto, isso só deixa o pet ainda mais rebelde e teimoso e, com o tempo, ambos ficarão medindo forças.
Bom, espero que tenham gostado dessas dicas. Finalmente, somente para reforçar: não use de violência com seus pets. Eles são seres vivos como nós e com certeza gostam de ter seus lugares limpos e escondidos.
Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo, clicando nos links abaixo!
Fonte (Fotos):
No Comments