Geral

Conheça os cães treinados para ajudarem pessoas deficientes!

26 de março de 2018
cães treinados

Ao lado de cães bem-vestidos participando de concursos de beleza em na feira britânica conhecida como Crufts, labradores, poodles e cocker spaniels, e outros cães treinados exibem um conjunto diferente de habilidades que podem salvar a vida de seus donos portadores de deficiências.



Esses ajudantes de quatro patas são treinados não apenas para ajudar cegos ou parcialmente cegos, mas também para reconhecer uma variedade de sons para os surdos ou detectar os sinais de um ataque epiléptico iminente.

cães treinados

Alguns dos cães podem reconhecer o som de um despertador, uma batida na porta ou um alarme de incêndio – e transmitir a informação movendo suas patas ou adotando certas posições.

Verônica Pearce, porta-voz da associação Hearing Dogs For Deaf People (Cães que Escutam por Pessoas Surdas), que participava da exibição na Crufts, a maior exposição de cães do mundo, disse que o objetivo da instituição de caridade é devolver a independência às pessoas com deficiência.

“Nós temos muitas pessoas que antes poderiam confiar em seus pais ou seus pais não seria capaz de deixá-los, mas agora estão vivendo por conta própria”, disse Verônica. Desde que foi criado em 1985, a organização ajudou mais de 2.000 pessoas.

“Se alguém solicitar um certo som na fase de aplicação, vamos nos certificar de que o cão está treinado para isso”, disse Janine Hovey, uma treinadora de 27 anos. Um exemplo é treinar cães para reagir a monitores de bebês. “Se eles têm um filho, e querem poder ouvir o monitor do bebê, podemos treinar o cachorro para esse som específico”, disse ela.



| Cães treinados para ajudarem surdos |

Nos últimos três anos, John Morris, um ex-funcionário de um armazém no norte da Inglaterra, recebeu Theo, um cocker spaniel dado a ele pela associação.

“Agora tenho minha liberdade de volta. Sem ele, eu não poderia sair”, disse John, que perdeu a audição há 15 anos por causa de seu trabalho e agora trabalha como voluntário para a associação.

Para John, isso é mais do que ter um cachorro que possa ouvir por ele. Andar por aí com Theo e a curiosidade que o cachorro desperta deu a ele sua confiança de volta. “Agora falo com as pessoas, enquanto não fazia antes. Não conseguia olhar para as pessoas em seus rostos”, disse ele. “Isso me dá uma nova vida”.


Leia também: Assista o homem exonerado reencontrando o cachorro que criou na prisão!


| Cães treinados para ajudarem pessoas com epilepsia |

cães treinados

No total, mais de 7.000 pessoas na Grã-Bretanha são ajudadas por um cão, incluindo cerca de 5.000 para cegos ou deficientes visuais.

Diagnosticada com epilepsia em 1998, Lynn Radcliffe perdeu sua carteira de motorista e seu trabalho e teve que desistir de ir aos jogos de futebol.

“Era realmente perigoso sair sozinha. Apenas coisas simples como atravessar a rua eram perigosas – eu poderia ter entrado em convulsão sem avisar, então eu tinha que ter alguém comigo.”

A chegada de Simba, um labrador treinado pela associação Support Dogs, mudou as coisas.

“Há sinais muito sutis que não veríamos, mas os cães são muito bons em selecionar esses sinais”, disse Rita Howson, diretora da associação, que também ajuda adultos com deficiências físicas e crianças autistas.

“Eles podem avisar a pessoa entre 15 a 50 minutos antes da ocorrência da convulsão”.

Enquanto um latido de aviso não consegue evitar uma crise epiléptica, dá tempo para as pessoas se prepararem para ela. “Isso torna a vida mais segura na casa”, disse Lynn.

Como se não bastasse serem tão lindos, nossos amigo de 4 patas também são muito importantes para ajudarem as pessoas deficientes! Se isso não é ser o melhor amigo do homem, então o que é?


Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo clicando nos links abaixo!


Fonte:

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply