Doenças

Remédio para cachorro: saiba como comprar o ideal!

22 de abril de 2019
remédio para cachorro

Assim como nos remédios para humanos, é preciso ter muito cuidado na escolha de um remédio para cachorro. Seja na forma de vacinas, comprimidos, sprays ou até mesmo coleiras, os cachorros podem precisar de alguns remédios para cuidar de sua saúde, tanto para evitar doenças como para tratá-las. Porém, isso deve ser acompanhado de cuidados especiais.

Quando uma pessoa está doente, a solução não consiste apenas em chegar na farmácia, escolher uma embalagem, passar no caixa e fazer uso do medicamento, e o mesmo também se aplica aos cães, já que o uso indevido pode ser prejudicial.

Para lhe ajudar, nós separamos as melhores dicas para saber quando seu cachorro pode estar doente, bem como o que fazer para escolher os remédios ideais. Assim, caso ele apresente algum sintoma, o tratamento poderá ser iniciado o mais rapidamente possível e, consequentemente, sua saúde tende a melhorar logo!


| Como saber se um cachorro está doente? |

remédio para cachorro

Os cães não falam como nós, mas eles se comunicam através de movimentos, latidos e outros gestos que podem indicar como estão. Assim como abanar a cauda é um indicativo de felicidade, outros sinais podem ser considerados como alerta para alguma doença, como os seguintes:

  • Mau hálito ou salivação excessiva;
  • Dormir mais do que o normal ou apresentar comportamentos e atitudes diferentes do usual;
  • Beber água ou urinar em excesso;
  • Tossir, espirrar, apresentar respiração ofegante ou difícil;
  • Mudanças de apetite associadas à perda ou ganho de peso;
  • Pele seca, com comichão, feridas, caroços ou cabeça agitada;
  • Alterações no nível de atividade, como deixar de ter interesse em atividades que eles antes gostavam;
  • Distúrbios digestivos frequentes ou mudanças na evacuação;
  • Cansaço excessivo ou dificuldade em subir escadas;
  • Olhos secos, avermelhados ou nublados.

Esses não são os únicos possíveis sintomas, e nem todas as doenças ou condições trarão um indicativo aparente. Porém, caso perceba algum item dessa lista em seu cachorro, é fundamental procurar a ajuda de um veterinário.



| Como escolher o melhor remédio para cachorro? |

Não faça isso por conta própria ou sem a orientação de profissionais da área! O processo deve ser realizado da seguinte maneira:

  • Leve o cachorro ao veterinário

O primeiro passo sempre deve ser levar o animal a um veterinário capacitado a identificar precisamente as condições de saúde do cachorro e, assim, proceder da melhor maneira possível.

remédio para cachorro

Com o conhecimento do profissional e o auxílio do dono do cachorro, o qual responderá às perguntas e dirá se percebeu algum sinal estranho, o veterinário poderá solicitar exames adicionais ou, se for o caso, já receitar os medicamentos.

É importante que o dono colete o máximo possível de informações sobre as condições do cachorro. Ainda, é importante que ele informe a posologia do medicamento, possíveis efeitos colaterais, tempo necessário até que o remédio faça efeito e quando retornar para uma nova consulta, por exemplo.

Além disso, também é recomendável saber se existem outras opções de medicamentos com o mesmo efeito. Alguns desses medicamentos são vendidos com nomes comerciais diferentes, assim como acontece com os remédios para humanos.

  • Procure um estabelecimento especializado em remédio para cachorro

Quando tiver a receita em mãos, procure por um pet shop ou outro local que trabalhe apenas com remédios para animais e, então, compre o que tiver sido indicado pelo veterinário.

Às vezes, a própria clínica veterinária já vende os remédios receitados pelo veterinário. Entretanto, você pode fazer uma pesquisa para saber onde é possível encontrá-los por um preço mais barato.

Seja qual for a opção escolhida, sempre se atenha ao que foi receitado pelo profissional ou por alternativas que também tenham sido indicadas por ele. Assim, o funcionamento do remédio correrá da maneira que foi planejada.

  • Jamais dê remédios de humanos para cães, salvo expressamente orientado pelo veterinário

    remédio para cachorro

Embora ambos sejam mamíferos, cachorros e humanos possuem diferentes metabolismos e características. Por isso, é fundamental que os remédios sejam desenvolvidos especialmente para os cães.

Certos medicamentos e composições para seres humanos são estritamente proibidos para os cachorros, como os seguintes:

  • Analgésicos (aspirina, paracetamol);
  • Antidepressivos;
  • Anti-inflamatórios (ibuprofeno, diclofenaco);
  • Antissépticos de vias urinárias (pirydium, sepurim)
  • Descongestionantes das vias nasais e remédios contra gripe;
  • Enxaguantes e anestésicos para garganta e boca.

Nenhum medicamento humano deve ser administrado aos animais sem a orientação de um veterinário. Porém, em alguns casos, pode ser que os profissionais receitem tais remédios para os cachorros mediante um ajuste da dose necessária.

Porém, de qualquer forma, os remédios desenvolvidos para cachorros são mais indicados, já que seu tamanho, formato e apresentação são compatíveis com as necessidades dos animais. Além disso, alguns são palatáveis, ou seja, possuem sabores agradáveis e que facilitam a ingestão.


Leia também: Saiba os principais cuidados no verão que você deve ter com cães e gatos!


| Como dar remédio para cachorro? |

Essa é uma questão que pode ser complicada, já que o sabor e o cheiro dos medicamentos nem sempre é agradável. Por esse motivo, eles podem ser rejeitados pelo pet. Por isso, o melhor a se fazer é pegar orientações com o veterinário.

Ele pode indicar que o remédio seja misturado a uma ração úmida, daquelas que você sabe que seu cachorro não resiste. É provável que ele coma tudo sem nem perceber que o medicamento foi junto, nessa que é a situação ideal.

Em alguns casos, os cães podem perceber e, então, deixar de comer a ração ou separar o medicamento e retirá-lo da boca, o que te obrigará a tomar outra decisão.

Primeiramente, é importante conseguir total confiança de seu cachorro. Então, você pode abrir sua boca pelas regiões laterais dos lábios, deixar sua cabeça inclinada para cima e, então, depositar com as mãos o remédio no fundo da garganta. Então, mantenha a boca do cachorro fechada até que ele engula.

Se não conseguir com nenhuma das alternativas, procure o veterinário para a aplicação. Assim, ele pode lhe dar as melhores dicas para concluir a missão de medicar o cachorro.


| Cuide da saúde do seu pet! |

Ao seguir a essas dicas, você será capaz de identificar comportamentos estranhos que podem indicar doenças no cachorro, além de saber como deve procurar, adquirir e administrar os medicamentos.

Não se esqueça de sempre comprar remédios para cães que tenham sido receitados pelo veterinário e seguir todas as suas recomendações. Assim, seu melhor amigo poderá ficar com a saúde em dia o mais rápido possível!


Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo, clicando nos links abaixo.



Fontes (Fotos):

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply froleprotrem 30 de setembro de 2020 at 8:32 pm

    Very interesting points you have observed, regards for putting up.

  • Leave a Reply