Higiene

Passo a Passo Para Acostumar o Seu Pet a Escovar os Dentes

6 de junho de 2016

Você já está craque em dar banho no seu cachorro ou gato e acha que só isso é suficiente para mantê-lo limpinho e saudável? Pois sinto em lhe informar que você está esquecendo de algo fundamental: escovar os dentes!

Não adianta tentar se convencer de que não é importante a escovação, ou que a saliva do gato já tem uma substância que limpa os próprios dentes.

A escovação dos dentes é extremamente importante e deve ser realizada no mínimo três vezes por semana, caso não seja possível escovar diariamente.

A ausência de escovação pode gerar o crescimento de placas, e o seu pet pode ter mau hálito, queda de dentes, doenças na gengiva e infecções que, se forem graves, podem colocar o animal em risco de vida.

Mas acalme-se, pois este post vai te ajudar a tornar esse bicho de sete cabeças em um momento agradável.

| Do quê vou precisar? |

Para o momento da escovação, você precisará de 4 itens muito importantes que não devem faltar:

1) Escova de dentes específica para seu pet: jamais use sua escova velha, ou uma própria para humanos, pois elas podem machucar seriamente a boca do seu pet.

2) Pasta de dentes específica para animais: NUNCA use sua própria pasta de dentes, pois elas possuem substâncias que podem irritar o estômago do seu bichinho e causar desconforto.recompensa

3) Biscoitos e petiscos: necessários para a recompensa pelo bom comportamento.

4) MUITA paciência: lembre-se que “Roma não foi construída em um dia,” portanto não queira que seu pet permita que você escove seus dentes logo no primeiro dia. Isso NÃO vai acontecer nem com o animal mais dócil e fofo do mundo. Gatos tendem a resistir mais do que cachorros, portanto, não se desespere!

 –

| Passo a passo para uma escovação tranquila|

 1 – Defina o melhor momento para escovar os dentes dele

O momento mais adequado para você não necessariamente será o momento certo para iniciar o processo. Fique de olho no seu pet e escolha uma hora em que ele estiver relaxado e calmo. Acordá-lo de um sono profundo pode não ser uma boa ideia, pois isso pode irritá-lo. Tente criar uma rotina, para facilitar a adaptação do bichinho. Se ele já “estiver esperando” por isso, talvez aceite mais rápido.

 2 – Separe tudo o que você vai precisar

Reúna os quatro itens acima e deixe por perto. Você também pode substituir a escova por um dedal ou dedeira, que é anatômico, tem cerdas muito macias e é usado no dedo indicador para facilitar a escovação dos dentes do animal. Não se esqueça da pasta e do petisco.

 3 – Escolha a posição mais confortável para você e seu pet

mulher na frente

A posição certa quem deve definir é você, junto ao seu pet. Entretanto não é recomendado que você fique em cima dele, pois ele pode encarar isso como uma ameaça. Tente permanecer ajoelhado em frente ou ao lado dele.

Se for um pet pequeno, experimente coloca-lo no seu colo, mas não force se ele não permanecer. Deixe-o ficar onde quiser.

É importante avaliar se seu pet está ansioso ou não. Se observar qualquer sinal de irritação, pare e tente de novo mais tarde. A paciência, neste caso, é fundamental.


4 – Comece o teste pelas gengivas com o seu dedo

O primeiro teste que vdente2ocê deve fazer é tentar tocar a gengiva e os dentes superiores do bichinho com o seu dedo. Veja como ele vai reagir a isso. É bem comum que muitos virem a cara e tentem fugir. Não force, ao invés disso, deixe-o livre.

Em um próximo momento, tente molhar o seu dedo com o caldinho das comidas enlatadas ou de um sachê. Os pets geralmente adoram o cheiro e ficarão mais receptivos.

Quando ele começar a lamber o seu dedo, aproveite para massagear levemente a gengiva. Isso vai ajudá-lo a se acostumar a ter algo contra os dentes.

Pode ser que você precise repetir este passo mais alguma vezes antes de prosseguir.

 5 – Teste a pasta de dente com o seu dedo

O próximo passo é fazer com que seu pet se adapte com o sabor da pasta de dente. Para isso, coloque um pouco de pasta na ponta do seu dedo e deixe o bichinho lamber para que ele acostume com a textura e o sabor.

Há pastas de diversos sabores (carne, frango, etc.), portanto, talvez você precise trocar de sabor até que encontre algum que ele goste. Repita este passo até que você perceba que ele se acostumou com a pasta. Isto pode levar alguns dias. Não tenha pressa.

 6 – Chegou a hora de testar a escova de dentes

Quando o seu pet estiver completamente acostumado com a pasta e com você tocando sua boca e os dentes, apresente a ele à escova e à pasta juntos.

Devagar, tente escovar os dentes caninos, por serem mais externos e fáceis, posicionando as cerdas para que elas alcancem a linha da gengiva.

Muito provavelmente o seu pet irá se esquivar pois a sensação é muito diferente para ele. Novamente, não force.

Se preferir, tente fazê-lo lamber a escova com o mesmo caldinho de comida enlatada. Assim, ele irá se adaptar às cerdas da escova. Quando sentir que ele está mais adaptado, teste novamente.

 7 – Finalmente, a escovação!

Quando finalmente você conseguir escovar os dentes com a escova e a pasta – e todo esse processo pode ter levado dias, até semanas – lembre-se de fazer a escovação em círculos pequenos, indo aos extremos de cima e de baixo em cada lado.

Atenção: você pode notar algum sangramento quando passar as cerdas da escova pela linha da gengiva. Se for algo ligeiro e ocasional não se preocupe. Mas se sangrar bastante, mesmo durante uma escovação leve, pode ser sinal de problemas na gengiva. A orientação do veterinário é necessária nestes casos.

Para não cansar o seu pet, comece escovando apenas alguns dentes de uma vez, e aumente a quantidade a cada dia. Não passe de dois minutos para que a experiência não seja tão traumática.

Uma dica é você começar pelos dentes externos e atrás dos dentes, que é onde a placa tende a se acumular. Não force caso não consiga escovar os dentes do fundo, pois a língua grossa do animal ajuda a limpar aquela área.

8 – Mantenha seu pet tranquilo e lembre-se das recompensas

É importante carinhoque durante todos os passos, você não demonstre irritação ou impaciência. O animal sente isso e ficará com medo.

Ao invés disso, mantenha-se bem humorado, e converse com o seu bichinho. Mostre a ele que está tudo bem, e que está feliz por ele estar colaborando.

Faça carinhos ou dê algum petisco ao final de cada passo.

Essa é a melhor maneira do seu pet associar o momento de escovar os dentes com algo bom.

9- Não desista ao observar resistência

gato bravo

Não deixe o seu animal perceber que você quer desistir se ele continuar resistindo muito no começo. Dessa maneira ele vai entender que, não importa o quanto ele esperneie, você ainda fará o que é melhor para ele. Pense como se cada passo conquistado fosse uma vitória.

Cachorros e gatos adultos tendem a resistir mais do que os mais novos, por isso, se possível, comece a escovar os dentes quando eles ainda são filhotes.

10- Utilize outras ferramentas para ajudar a cuidar da saúde bucal

 Os cuidados dentais não terminam com a escovação. O mercado pet hoje é muito amplo e existem vários mastigadores e guloseimas que também ajudam a combater as placas.

Além disso, mesmo com escovação diária e frequente, não deixe de agendar limpezas dentárias profissionais regularmente. Informe-se com o veterinário sobre a frequência adequada desse procedimento.


Fontes:

  • www.cachorrogato.com.br
  • tudosobrecachorros.com.br
  • dicasparagateiros.blogspot.com.br

Leia também: SOCORRO, Preciso Dar Banho no Meu Pet!

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply