Pastor Belga é uma raça companheira, com habilidades de vigilância e proteção. Conheça mais sobre os cuidados que você deve ter ao cuidar de cachorros como os pastores belgas.
Foi no século 19 que a raça que hoje conhecemos como Pastor Belga foi identificado na Bélgica. Com características e comportamentos diferentes das demais raças de pastoreio conhecidas na época, foi reconhecida a necessidade de separação das raças. Por sua vez, o Pastor Belga ficou denominado em quatro tipos diferentes: Groenendael, Tervueren, Malinois e o Laekenois.
Pastores Belgas (independentemente do tipo denominado), são cachorros de porte médio-grande (tamanho por volta de 0,6m e peso entre 27 e 30kg), reconhecidos por sua energia, efetiva atenção aos donos e habilidades de vigilância e proteção.
Sempre alertas, os cães gostam de brincar e costumam aprender rápido quando adestrados e treinados – afinal, a raça foi considerada uma das mais inteligentes do mundo.
–
| Os quatro tipos de Pastores Belgas |
1. Pastor Belga Groenendal
O mais conhecido entre os quatro tipos, tem a pelagem bem escura, densa e longa, porém brilhante, e é muito ligado ao convívio familiar.
2. Pastor Belga Tervueren
A pelagem do tipo Tervueren é mais clara (fulvo-arcavoado) e o cão é conhecido por possuir uma estrutura mais potente.
3. Pastor Belga Malinois
Com pelagem mais curta e aspecto físico mais rústico, sua coloração varia. É utilizado, ainda, em ações de pastoreio em regiões da Europa.
4. Pastor Belga Laekenois
Com coloração louro dourado, sua pelagem é mais grossa que a dos demais.
| Cuidados necessários |
Como Pastores Belgas possuem uma personalidade mais forte, que pode ser aproveitada para pastoreio ou vigilância, é importante que, desde filhotes, sejam treinados por adestradores a partir das necessidades do local em que irão morar. O fato de aprenderem rápido, facilita esse período de adaptação.
Aliás, local é um ponto importante na hora de ter o seu Pastor Belga: como são muito ativos, é fundamental que os cães dessa raça tenham espaço para crescer e se distrair. Não é indicado ter um Pastor Belga em um apartamento, por exemplo. Eles precisam liberar, diariamente, sua energia, para que não fiquem estressados e desanimados.
Atividades físicas são essenciais para essa raça. É importante que o dono se disponha, diariamente, a caminhar com seu cão e oferecer objetos que estimulem brincadeiras mais agitadas por parte do animal: uma simples bolinha ou frescobol pode ajudar – tudo é questão de treinamento.
Em relação à alimentação, os filhotes de Pastor Belga, nos seis primeiros meses, devem ser alimentados três vezes ao dia, com ração de qualidade – pergunte sempre ao veterinário a mais indicada para seu filhote, em caso de dúvidas. Dos seis aos doze meses, a quantidade deve ser de duas refeições ao dia. A partir de 1 ano, o cão deve continuar recebendo duas refeições ao dia, com três xícaras de ração ao todo – em média.
Leia também: 4 dicas para escolher o melhor brinquedo para cachorros!
Com uma pelagem grande e grossa, os cuidados com o pelo do animal também devem fazer parte da rotina. Shampoos específicos para pelagens mais grossas devem ser comprados e os banhos devem ser dados semanalmente. Além disso, é importante que o pelo do animal seja escovado e penteado com ainda mais frequência, evitando a criação de nós e outros desconfortos para o bichinho.
Os cuidados mais importantes, no entanto, estão na atenção que o dono dará ao seu cão. Pastores Belgas são muito apegados aos seus donos e não lidam bem como tédio e a solidão. Ou seja, precisam de atenção diária. Outro ponto é que, por terem o porte grande e praticarem atividades físicas constantes, precisam estar sempre sendo acompanhados por veterinários.
Por fim, em nenhuma hipótese fique dias sem passear ou conversar com seu Pastor Belga, aproveite a companhia e amor que ele tem para oferecer.
Gostou deste artigo? Então não esqueça de compartilhá-lo clicando nos links abaixo!
Fonte (Fotos):
No Comments