Geral

Por Quê o Meu Gatinho Costuma Dormir Tanto?

27 de junho de 2016

Você já reparou que o seu gato gosta de dormir bastante, às vezes quase o dia inteiro?

Você acorda de manhã e seu gato está dormindo, você sai para o seu trabalho e ele está dormindo, você chega em casa a tarde e ele acabou de acordar, você vai dormir e ele vai junto!

Será que é normal ele dormir tanto? Se você tem essa dúvida, pode ter certeza que não é o único!

Qualquer dono de gato de primeira viagem pode ter essa mesma preocupação, afinal nossos bichanos dormem de 16 a 18 horas por dia!


|Seu gato está sendo um… gato!|

Você já assistiu ao delazysenho do gato Garfield? Este é o típico caso de como os gatos foram estereotipados como animais preguiçosos. Além disso, repare na maneira como os gatos se movem. Eles estão quase sempre andando silenciosamente, um andar ágil, alerta, e sempre prontos a atacar.

Você já deve ter reparado que seu gatinho adora fingir que está caçando suas presas, né? Sejam elas brinquedos, bichinhos ou até mesmo o seu pé. Isso acontece porque os gatos tem o instinto de predadores, e predadores precisam de energia para gastar na hora da caça. A realidade é que não há muita diferença entre um comportamento de gato doméstico e de um ‘gato selvagem’ como leão, puma, leopardos, etc.

Mesmo que o seu pet não precise caçar por comida pois o pratinho dele está sempre cheio de ração, ele ainda é um animal selvagem no coração.

 –

|E qual a relação entre essa história de gato e leão com o tanto que meu gato dorme?|leao

O corpo dos gatos foi criado para que eles sejam os melhores caçadores possíveis. As almofadinhas embaixo das patas que permitem um andar silencioso, o corpo esguio que faz com que eles se arrastem até suas presas, e a audição impecável para ouvir tanto a presa quanto um sinal de perigo. E então, de repente, eles pulam e atacam a presa (mesmo que seja um brinquedo), liberando uma explosão de energia.

Essa energia que eles gastam, precisa ser recuperada. Por isso que eles descansam dormindo.

Outro fato que pode fazer seu gatinho dormir mais é se ele tiver sempre que estar alerta para se proteger de algo. Lá em casa, o Raj costuma atacar a Sushy por brincadeira, mas ela detesta isso, fica nervosa, sai correndo e miando. Por isso, ela está sempre alerta, principalmente quando o Raj se aproxima. Isso demanda um gasto de energia muito alto, o dia inteiro. Então adivinhe quem é que costuma dormir mais tempo durante o dia? Sim, a Sushy!

(se você quer conhecer a Sushy e o Raj, clique na página Sobre” no topo do site!)

Tanto a Sushy quanto qualquer outro gatinho que esteja em alerta, possuem características específicas na forma de dormir. Durante o sono leve, ou enquanto cochila, ele pode abrir seus olhos de vez em quando, ou quando houver qualquer barulho. Espasmos no ouvido também são sinais de sono leve. Faça o teste um dia: quando seu gatinho estiver dormindo, estale um dedo e repare que a orelhinha dele além de contrair, ainda apontará para a direção do som.

|Entenda o sono do seu gato|

Os gatos cochilam diversas vezes durante o dia. É importante lembrar que, nesse momento, eles estão apenas descansando, mas não realmente dormindo. Estima-se que o sono profundo verdadeiramente em gatos ocorre durante 10 a 15 minutos durante todo o ciclo. Neste período, eles entram em um estado de sono REM (movimento rápido dos olhos). É nesta fase que os sonhos ocorrem! Pois é, seu gatinho também sonha! É normal notar espasmos nos bigodes, patas e olhinhos.  Não temos como saber com o que eles sonham, mas eu já presenciei minha gatinha miar e dar um pulo durante o sono. Tenho quase certeza que ela teve pesadelo com algum cachorro!

Veja o vídeo do gatinho que estava sonhando enquanto dormia profundamente.

| Quais são os horários que os gatos dormem?|

warm

Os gatos não possuem um horário de sono específico. Eles geralmente cochilam na hora em que quiserem. Porém, os gatos são serem que costumam caçar no período do pôr-do-sol e um pouco antes do amanhecer. Estes são os momentos no qual a visão fica menos ajustada, e os felinos se aproveitam disso.

Os gatos domésticos podem também adaptar o sono para aproveitar o tempo deles com você. Por exemplo, se você fica o dia inteiro fora de casa, provavelmente seu bichano fica dormindo durante esse período. Assim ele estará desperto quando você chegar.

O importantgatoe para ele não é quanto tempo ele dorme, mas sim quantas vezes por dia ele tira seu cochilo.  A posição de dormir do gato basicamente depende do clima e da temperatura. Se o clima está frio, eles tendem a se enrolarem, parecendo uma bola, e cobrem o focinho com o rabo. Em dias quentes, eles costumam dormir de costas e com as patas esticadas. Mas isso não é regra.

É interessante lembrar que, assim como os humanos, os gatos costumam ficar mais sonolentos em dias frios e chuvosos. Afinal, quem não gosta de dormir mais em dias assim?

 –

| Todos os gatos dormem o mesmo tanto?|

hunting

Não. Isso depende tanto da idade quanto do estilo de vida do gato. Filhotes e animais idosos costumam dormir mais tempo. Os filhotes, porque correm e pulam demais, gastando muita energia. E os idosos porque qualquer atividade exige maior esforço do seu corpo e maior consumo de energia também. Sendo assim, é normal que eles durmam por mais tempo.

Além disso, os gatos domésticos costumam mais que os gatos de rua, por motivos óbvios. No primeiro caso, o potinho de ração está sempre cheio e eles não precisam se preocupar, diferente dos gatos de rua, que não podem se dar ao luxo de dormir o dia inteiro pois precisam caçar algo para comer.

| Meu gato não me deixa dormir, e agora?|

Alguns problemas que muitos donos de gatos sofrem, inclusive eu, é que os pets dormem o dia inteiro (talvez porque você trabalha e fica o dia fora), e a noite eles estão mais acordados e agitados do que nunca. Você não pode culpá-los, e nem colocá-los de castigo. Eles só querem atenção. Se o seu gato não está deixando você dormir, experimente brincar com eles de 10 a 20 minutos antes de você deitar. Faça-o correr bastante, e gastar muita energia. Assim, ele vai querer dormir na hora que você for.

Você também podcatse tentar alimentar o seu gato com mais frequência, mas em porções menores. Racionar a sua comida ao longo do dia, ajudará a tornar seu gatinho menos sonolento, porque sua barriga não está sempre cheia. Mas claro, isso apenas funciona se você costumar ficar em casa longos períodos do dia.

Outra sugestão é sempre adotar dois ou mais gatinhos juntos. Além de um fazer companhia ao outro durante o dia, eles brincarão juntos e gastarão energia mesmo que você esteja fora. Gatos que são “filhos únicos” costumam dormir mais durante o dia também por estarem entediados.

À noite, quando você precisar dormir, eles poderão tanto dormir com você quanto continuarem brincando juntos.

| Meu gato continua dormindo praticamente o dia inteiro|

É normal que os gatinhos durmam bastantes horas por dia, mas se ainda assim, você continua achando que seu pet está dormindo mais do que o habitual ou está letárgico quando acordado, leve-o ao veterinário para fazer um check up. É possível que ele esteja doente.

Várias doenças, incluindo anemia e hipotireoidismo, podem deixar o seu gato mais preguiçoso que o normal. Gatos obesos também tendem a sofrer esse problema. Por isso, converse com o veterinário para cuidar da dieta e da saúde do seu pet.


Seu gato está dormindo o tempo inteiro? Compartilhe suas experiências deixando um comentário abaixo!


Fontes:

  • catoverdose.com
  • pets.thenest.com
  • www.catbehaviorassociates.com
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply