Alimentação

Meu cachorro não come se estiver sozinho! E agora?

7 de dezembro de 2017
cachorro não come se estiver sozinho

Muitos donos de cães se preocupam diariamente com o fato de que seu cachorro não come se estiver sozinho em casa. Ficando sozinhos por minutos, ou horas, muitos peludos preferem passar fome a comer sem a companhia de seus amados donos. Mas é só o amigo humano chegar em casa que o cão corre para o prato de comida. Este comportamento, por incrível que pareça, é muito comum entre os cães. Isso não significa que seja um hábito saudável. Mas, por quê eles fazem isso? Existem várias explicações para esse comportamento. E como fazer para que seu cachorro continue comendo normalmente durante sua ausência? Confira neste artigo!


| Motivos do por quê seu cachorro não come se estiver sozinho! |

# 1) Ansiedade de separação

cachorro não come se estiver sozinho

Embora muitos cães que sofrem de ansiedade de separação não comem quando deixados sozinhos em casa, esta não é uma regra geral. Alguns cachorros com ansiedade de separação ainda podem comer normalmente, mesmo que estejam agindo em pânico e não consigam se contentar com o resto da ausência de seu dono.

Portanto, não se precipite em assumir que peludo necessariamente deve sofrer com essa forma de ansiedade se ele se recusa a comer quando você não está por perto. Considere também que, hoje em dia, a ansiedade de separação é mal diagnosticada com bastante frequência por leigos. Um cão com ansiedade de separação irá manifestar angústia, comportamento destrutivo, fará sujeiras pela casa e latirá excessivamente.

Se você filmar o comportamento do seu cão quando você sair de casa e perceber algum desses sinais, consulte um profissional de comportamento para determinar se o seu cachorro está realmente sofrendo com esse problema sério. Com o devido tratamento, ele pode até voltar a comer normalmente durante sua ausência.


Leia também: Por quê os cachorros perseguem o próprio rabo?


# 2) Tensão Relacionada ao Território

Alguns cães ficam bastante confortáveis ​​mesmo sendo deixados sozinhos. Eles podem ficar com um pouco de medo ao ouvirem um barulho estranho, mas depois vão se acomodar, talvez comer um pouco e, em seguida, tirar uma soneca até o seu amado dono chegar.

Outros cachorros, entretanto, podem ficar muito mais apreensivos e passarão a maior parte do tempo se assustando com cada ruído diferente que escutarem. Alguns desses cachorros são incapazes de relaxar, mas não porque sentem a falta de seus donos, mas sim porque não se sentem seguros em suas casas e não estão à vontade para proteger seu território.

Então, uma vez que os proprietários retornam, esses cachorros se sentem muito aliviados porque não precisam mais carregar o fardo de proteger o lar e é quando eles se sentem seguros novamente para comer.


# 3) Hábito de Sempre Comer com Companhia

Os cães são animais que adoram viver em sociedade. Na natureza, eles caçariam e comeriam em grupo, um comportamento natural que também mostram outros canídeos como as hienas ou os lobos. Muitos donos de cães, inconscientemente, estabeleceram um hábito de alimentação supervisionada como uma forma de criar uma ligação maior com seu pet. Desde filhote, muito provavelmente, ele estava acostumado a comer sempre na cozinha com você de pé ao lado dele em todos os momentos. É possível que você tenha saído de perto dele e não notou que seu cão não comeu, e sim que foi atrás de você. Sem raciocinar direito, você pode ter voltado imediatamente e se certificado de que você estaria sempre com ele até que terminasse sua alimentação.

Esse hábito criado inconscientemente fez que seu cachorro não conseguisse mais comer durante a sua ausência. Mas fique tranquilo, pois é possível reverter a situação.



| Como fazer o seu cão comer mesmo quando deixado sozinho? |

#1

Como foi dito acima, este comportamento pode ser revertido, e seu cão pode voltar a comer mesmo sozinho. A forma de resolver este problema dependerá da causa inicial. Os cães que sofrem de ansiedade de separação precisarão de dias, semanas, meses e até anos de modificação do comportamento antes de se sentirem confortáveis ​​sendo deixados sozinhos. Uma dica é que você não fique se despedindo quando sair de casa e não faça muita festa quando voltar.

#2

cachorro não come se estiver sozinho

Os cães que são inseguros quanto a proteção de seu território muitas vezes melhoram se você trabalha no aumento de seus níveis de confiança. Nestes casos, é interessante que as suas partidas e chegadas sejam tão “normais” quanto possível.

Um papel importante é desempenhado tornando o ambiente seguro. Cubra os ruídos estranhos deixando um rádio ou a televisão ligados. Assim, ele pode acreditar que não está, de fato, sozinho, e acabará se sentindo mesmo ameaçado. As cortinas que cobrem as janelas também podem ajudar um cachorro a “baixar a guarda”.

Exercitar o seu cão antes de sair da casa é uma boa maneira de gastar a energia que ele usaria para patrulhar a casa o dia todo. Uma cama confortável deve ser muito convidativa para que seu cão escolha relaxar e dormir. Quanto mais seguro você tornar o ambiente do seu cão, menos ele se sentirá estressado em sua ausência.

#3

Para os cães que fizeram da alimentação um hábito social, você precisará, gradualmente, treiná-los para comer mesmo na sua ausência. No início, fique com ele enquanto começa a comer, e depois se afaste, para que ele continue a comer mesmo que você fique fora da vista por alguns segundos. Tome o hábito de jogar algumas merendas e depois sair, depois voltar, jogar mais alguns petiscos e sair novamente. Ele precisa associar que grandes coisas acontecem quando você sai! Se você tiver alguma dificuldade em treinar seu cão, cogite a possibilidade de contratar o serviço de um especialista em comportamento animal.


Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo clicando nos links abaixo!


Fontes:

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply