Geral

Conheça mais sobre o Shih-poo: o filhote do Shih-tzu com um Poodle!

5 de Maio de 2017

Oi pessoal,

Tudo bem?

Vocês sabem qual é o resultado do cruzamento entre um Shih-tzu e um Poodle? Não? Desses dois cãezinhos fofos nasce um peludo mais fofo ainda: o Shih-poo.

O nome pode até parecer invenção, mas esse cachorro realmente existe, e é sobre ele que falaremos neste artigo.


| Tudo sobre o Shih-poo |

Esse cruzamento de raças entre espécies diferentes, como por exemplo o Shih-poo, que é o cruzamento entre as raças Shih-tzu e Poodle, têm como objetivo o estudo de características genéticas ou apenas para fins estéticos; embora sejam feitas pesquisas para não existir nenhuma alteração genética que possa vir a fazer mal ao filhote.

O Shih-poo também é conhecido como ‘Pooshih’ – quando concebido de maneira acidental -, como ‘Xiong mix’ que é a junção da palavra ‘Urso’ (xiong) em chinês, e ‘Mix’ quando pela junção das raças.

Para as pessoas que desejam um cãozinho para morar em um apartamento pequeno ou grande, eis uma boa opção, pois o Shih-poo se acostuma facilmente com os barulhos. Você também tem a opção de criá-los no campo, mas com um certo cuidado, porque mesmo nesse ambiente eles devem ser mantidos em casa para segurança deles.

Quando há o cruzamento entre as raças Shih-tzu e Poodle, eles nascem com o corpo recoberto de pelagem longa, podendo ser encaracolada ou lisa. Normalmente pesam 150 a 200 gramas e a sua estatura fica entre 5 a 10 cm. Quando adulto, o tamanho pode variar dependo do cruzamento; em média os adultos têm de 23 a 28 cm e pesam em torno de 4,5 a 8,1 kg.

Essa raça de cão tende a ser muito inteligente. Isso ocorre porque a sua metade é poodle, a segunda raça de cachorro mais inteligentes do mundo, segundo pesquisas.

Os Shih-poos não são unilaterais, eles não escolhem somente um “dono ou mestre”. Isso deve-se ao fato da sua fácil convivência com todos os membros da casa. Quando não estão acompanhados de um ou vários humanos, tendem a se sentir só. Então fica uma dica: se você pretende comprar ou adotar um filhotinho dessa raça, lembre-se que deve levá-lo com você para onde quer que vá. Se possível, claro…

A vida de um cachorro dura em média de 13 a 16 anos, salvo os casos extraordinários. Por isso, o cruzamento entre as raças Shih-tzu e Poodle (Shih-poo) também tem a expectativa de vida entre 10 a 16.

E a sua ninhada? Em média de 1 a 10 filhotes. (Uau!)

Os filhotes podem nascer com o pelo preto, marrom ou branco que são os mais populares, mas os bicolores são os mais comuns.



| Curiosidades sobre o Shih-Tzu |

shih-poo

♥ O Shih-Tzu tem origem chinesa e significa ‘Cão leão’ – o que nunca desiste. O nome em mandarim ocorreu por causa da sua aparência que lembra um leão.

♥ Sabe por quê o Shih-Tzu tem focinho achatado? Porque não necessariamente, mas eles podem ter problemas respiratórios como roncos e apneia. Dica: consulte um veterinário assim que observar uma mudança de hábito em seu cãozinho.

♥Cão de rainha… Isso mesmo! A tão famosa e eterna rainha Elizabeth ganhou, em meados dos anos 30, um Shih-Tzu. Depois disso a raça ficou famosa e ganhou popularidade entre os britânicos.

♥ Devido não ser muito conhecido, a história conta que o general Douglas Brownrigg, levou nada mais que quatorze raças de Shih-Tzu para a Inglaterra, na década de 30. Ou seja, todos os Shih-Tzu nasceram desses que foram à Inglaterra.


Leia também: Raças de Cães com Maior Predisposição a Doenças


| Curiosidades sobre o Poodle |

♥ Que tem um Poodle não pode negar que ele, com insistência, consegue sua atenção. Ele vai fazer de tudo para consegui-la. Se ele der um empurrãozinho com o focinho, que pode ou não ser seguido de uma leve patada, significa que ele está sendo “pidão”.

♥ Se você o magoar, corre o grande risco dele urinar em suas coisas. Às vezes até mesmo as destruindo.

♥  Se você tem gatos em casa, pode ficar tranquilo. O Poodle é o chamado ‘amigão’ de todos. No caso do felino ele o enxerga mais como uma forma de diversão do que realmente uma presa.

♥ Gosta de ginástica? Faça com o o seu Poodle. Ele tem uma resistência magnífica e pode acompanhar em várias atividades físicas, como, por exemplo: a corrida e a natação.

♥ Sabe a propaganda do BomBril? Mil e uma utilidades? Assim é o Poodle. Além de ser um atleta, ele ainda pode se tornar um ótimo cão de guarda devido ao seu instinto protetor apurado. Bom, o Poodle é uma raça muito versátil, não é mesmo?

Se você já gostava de Shih-tzu e Poodle, a mistura deles conseguiu ficar ainda melhor, não é mesmo? Quando quiser adotar um peludo, lembre-se de dar uma chance para o Shih-poo, e você com certeza não irá se arrepender!


Por hoje ficamos por aqui, mas fique de olho no Blog Saúde do Meu Pet, e vocês lerão muitas novidades. E não esqueça de compartilhar o artigo caso tenha gostado clicando nos links que ficam abaixo.

Até a próxima!


Fontes:

  • http://www.101dogbreeds.com/shih-poo.asp
  • http://www.petguide.com/breeds/dog/shih-poo/
  • http://dogs.petbreeds.com/l/687/Shih-Poo
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário