Higiene

Banho em cachorro: como devo fazer para não ser traumático?

31 de maio de 2016

Você não tem dinheiro para levar seu cachorro no petshop, mas sempre sofre quando tem que dar banho nele? Você acabou de adotar um cãozinho mas não faz idéia de como começar a dar banho? Fique calmo porque você não é o único. Muitas pessoas preferem pagar caro por banhos em pet shops por medo de tentar dar em casa. Este post foi feito para você e para aqueles que já são craques na hora de dar banho em cachorro mas também querem conferir se estão fazendo tudo certo!


|OK! JÁ TENHO O CACHORRO, A ÁGUA, O SHAMPOO E A TOALHA. DO QUÊ MAIS EU PRECISO? |

Antes de começar a dar um banho em cachorro, ou antes de sequer buscar seu pet, certifique-se de que tudo o que você vai usar está à mão. Imagine quão ruim é para o seu cãozinho ter que esperar molhado e com frio você ir buscar algo que esqueceu durante o processo.

Para dar um banho à la petshop no seu cachorro, você deve separar:

* Algodão – usado para limpar os ouvidos do cachorro antes do banho e, depois, para tapá-los, evitando a entrada de água.

* Cortador de unhas.

* Pente: importante para desembaraçar pelos médios e longos.

* Rasqueadeira / pente de metal / escova de cerdas: usado para pentear os pelos médios e longos durante a secagem.

* Agua morna ou fria – opte por bacia, banheira ou pelo próprio chuveiro.

Atenção: Quando for dar um banho em cachorro, NUNCA use água quente, pois danifica a pele do seu animal. Água fria SOMENTE no verão. Tenha piedade do seu cãozinho!

* Shampoo – deve ser usado os tipos específicos para cães, para não causar alergia.

* Condicionador – usado em cães de pelos longos e lisos.

* Toalha – para tirar o excesso de água após o banho.

* Secador.

* Perfume e outros ‘frufrus’ – opcional, mas deve ser específico para cães.


| POR ONDE DEVO COMEÇAR? |

Assista ao vídeo com dicas para você dar banho no seu pet em casa!

1) Dê carinho e petiscos para fazer um agrado

Banho em cachorro é um momento traumático. Pode ser que para muitos cães este seja um momento tão ruim quanto é para o dono que está dando o banho. Então, não custa nada fazer um bom agrado para que a situação seja, ao menos, aceitável.

Assim, antes de começar todo o desconforto, procure fazer carinho ou dar petiscos.

2) Escolha o local do banho

banho em cachorro

O ideal para os cães (e para você) é que o banho seja em local fechado porque alguns animais têm medo de água e fogem. Você não vai querer ficar correndo atrás do seu cachorro molhado, vai?

São recomendados tanques, pias ou bacias para animais pequenos, e banheiras para animais maiores.

Se preferir correr o risco de uma fuga, pode utilizar o seu quintal!

3) Faça a limpeza dos ouvidos

Utilize algodão para realizar a limpeza dos ouvidos, mas lembre-se que apenas o veterinário deve limpar a região interna.

Atenção: SOB NENHUMA HIPÓTESE introduza um cotonete no ouvido de seu animal, pois poderá machucá-lo.

Após realizar a limpeza, lembre-se de colocar chumaços de algodão hidrofóbico dentro do ouvido para que não entre água no local, evitando otite.

4) Corte as unhas

banho em cachorro

Todos sabem que, das fases do banho em cachorro, a mais difícil pode ser cortar as unhas, mesmo do cachorro mais tranquilo. Portanto, só realize esse passo se você tiver certeza que dá conta. Não tenha vergonha de pedir a ajuda do veterinário durante a consulta de rotina.

Mas se você quiser fazer o processo, realize com muito cuidado: para evitar sangramento, existem vasinhos que não devem ser cortados.

Para o corte das unhas, utilize apenas o cortador próprio para cães que seja de acordo com o tamanho de seu pet.

 5) Escove o animal para tirar os nós dos pelos

É importante retirar os pelos mortos antes do banho, para ajudar a pele do animal a respirar melhor e permitir que o shampoo seja mais eficaz.

Com cuidado, utilize o pente para tirar os nós dos pelos do animal. Escove começando pela cabeça em direção à cauda, no sentido do pelo. Não puxe com força a escova, pois poderá machucar seu pet, que ficará irritado.

Se o seu cão possui pelagem grossa, primeiro escove suavemente no sentido contrário do crescimento do pelo, direcionando para fora. Quando todo o pelo estiver escovado assim, escove novamente mas no sentido do pelo.

Nesse momento, verifique se há perda de pelo, se está normal, e se há machucados na pele. Qualquer diferença que tenha notado, leve seu pet ao veterinário para tratar.


| E NA HORA DO BANHO EM CACHORRO, O QUE DEVO FAZER? |

 1) Verifique a temperatura da água

Da mesma forma que você busca a melhor temperatura da água para o seu banho, o seu cãozinho merece o mesmo cuidado. Caso a água esteja quente pode queimar a pele do animal; se tiver fria, o seu pet poderá ficar gripado ou com pneumonia.

Por isso, opte SEMPRE pela utilização de água morna.

2) Enxague seu pet

Após encontrar a temperatura ideal, comece a enxaguar seu pet, iniciando pelo rabo e, aos poucos e com muito cuidado, subindo até a região da cabeça.

Tome muito cuidado para que a água não entre nos ouvidos e evite enxaguar os olhos e o nariz.

 3) Passe o Shampoo / Condicionador

Desligue a água e aplique o shampoo próprio para cães, repetindo a direção do enxague: do rabo até a cabeça. Tome cuidado para não cair shampoo nos olhos de do cãozinho e esfregue muito bem as patinhas dele.

Atençãbanho em cachorroo: NÃO utilize sabão de coco em seus pets, pois ele não é indicado porque irrita a pele e tem um PH inadequado para eles. Você pode optar por produtos para animais com pele sensível, shampoos antiparasitários para animais com pulga ou carrapato ou até mesmo produtos para pelagem escura ou clara. Os cães possuem um olfato muito mais sensível que o nosso. Portanto evite produtos que tenham cheiro forte.

Se preferir, utilize um pano molhado com água e shampoo para lavar a face do cachorro.

Se você tiver um cão com pelo liso e longo, aplique o condicionador de animais, após a retirada do shampoo, seguindo o mesmo procedimento.

 4) Enxague o shampoo

banho em cachorro

Para retirar o shampoo ou o condicionador, é necessário ainda mais enxague. Desta vez, inicie o processo pela cabeça, protegendo os olhos e auxilie a remoção do produto com uma das mãos.

Certifique-se que todo o produto foi retirado, pois os resquícios podem causar alergias, além de prejudicar o pelo e o processo de secagem do seu animal.

5) Repita os passos 3 e 4

Se você quiser imitar o banho em cachorro dos petshops, repita os passos 3 e 4 (passar shampoo e enxaguar), para que o cão fique limpinho.



| COMO DEVO SECAR MEU CACHORRO? |

Após terminar o banho, mantenha o seu pet aquecido, longe de frestas e não permita que ele saia enquanto os pelos não estiverem completamente secos. Caso contrário ele pode pegar um resfriado.

1) Use toalha

Utilize primeiramente uma toalha para secar o cachorro. Retire todo o excesso de água. Fique à vontade para leva-lo ao sol, para ajudar no processo, caso esteja dando banho no quintal.

2) Utilize o secador

Certamente, essabanho em cachorro parte não é muito legal porque os animais não costumam lidar bem com secadores. Se for a primeira vez, ele pode se assustar com o vento quente, ou com o barulho. Para não assustá-lo, ligue o secador na menor velocidade e até que ele se adapte ao ruído. Depois, direcione o vento para ele, mantendo uma boa distância.

Somente aproxime um pouco o aparelho e quando seu pet estiver tranquilo. Utilize uma temperatura morna, mas mantenha distância, pois o vento quente pode fazer mal à pele dos pets. Tome bastante cuidado com os olhos do cachorro.

Para ajudar na secagem, você pode utilizar uma rasqueadeira em cães com pelos crespos, um pente de metal em cães de pelos lisos e compridos e uma escova de cerdas macias em cachorros de pelo curto.

Atenção: Se você não secar seu pet completamente, ele pode desenvolver doenças de pele.


| JÁ ACABEI DE SECAR, POSSO LIBERAR MEU CACHORRO? |

Você e são cãozinho já estão quase liberados, porém há alguns detalhes que são fundamentais para finalizar adequadamente o processo de banho.

1) Não esqueça de retirar o algodão do ouvido após o banho.

banho em cachorro

2) Faça uma escovação final. Quando os pelos estiverem totalmente secos, a última escovação trará uma aparência leve e brilhante para o seu animal.
3) Se o seu cãozinho permitir, aproveite para passar perfume (específico de animais), colocar gravatinhas, lacinhos e adesivos.

4) Ofereça um petisco. Se for do seu costume, deixe que o animal suba na cama. Passeie com ele. Enfim, faça um mimo. Seu pet vai passar a associar banho com coisas boas, e a tendência é ficar cada vez mais fácil e agradável cuidar da higiene do seu animal.


| IMPORTANTE |

Aproveite o momento do banho para inspecionar o seu animal e checar se há algo de errado. Apalpe-o nas patas, nas mamas, avalie a boca, as orelhas. É um momento interessante para descobrir alguma doença que o seu pet possa estar desenvolvendo. Se você observar qualquer anormalidade, leve-o ao veterinário. Sempre é melhor prevenir!


Aprenda aqui como fazer para escovar os dentes do seu pet mais facilmente!


Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo clicando nos links abaixo e ajude outras pessoas a aprenderem a dar banho em cachorro!


Fontes:

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário