Entenda o que é terapia alternativa, quais os exemplos e como elas podem ajudar no tratamento de doenças e manutenção da saúde animal
Só quem tem um animalzinho de estimação em casa sabe o quão amorosos e carinhosos são estes pequenos seres que vêm para completar nossas vidas. Por isso, não é à toa que muitas pessoas os consideram verdadeiros membros da família, sendo tratados com todo amor e dedicação que merecem.
Muitos tutores se mostram constantemente preocupados em zelar pela saúde e bem-estar do animal, buscando aumentar não só a qualidade, mas também o tempo de vida dos pets.
Neste sentido, as terapias alternativas têm sido uma opção para o tratamento de uma série de condições que podem afetar a saúde do animal, como é o caso de muitas doenças que causam desconforto, dores, dentre outros inconvenientes.
Ainda não sabe bem como funciona? Reunimos uma série de informações a seguir. Acompanhe!
| O que é a terapia alternativa? |
Antes de mais nada, é preciso entender o conceito de terapia alternativa e como ele se aplica aos animais domésticos.
Em linhas gerais, trata-se de métodos mais naturais que utiliza os recursos não-invasivos para tratar doenças e outras condições que afetam a saúde num geral.
Nos pets, é possível utilizar uma terapia alternativa em conjunto com os recursos tradicionais veterinários de acordo com o caso do pet para amenizar dores, desconfortos e uma série de outros efeitos decorrentes das doenças.
Normalmente, utilizam-se tanto as técnicas terapêuticas que funcionam para os humanos, quanto outras específicas para os bichinhos, que vão de acordo com a indicação do veterinário.
| Quais são os melhores exemplos de terapia alternativa para os pets? |
Dentre as inúmeras opções disponíveis, existem algumas terapias que são mais procuradas por oferecerem mais benefícios aos animais.
Portanto, se você ainda não conhece nenhuma, acompanhe a seguir as principais e quais são os reais benefícios de cada uma delas!
Acupuntura veterinária
Um dos métodos mais utilizados para complementar os tratamentos em pets que sofrem de dores musculares, problemas respiratórios e afins, a acupuntura veterinária é tratamento clássico milenar chinês muito conhecido inclusive entre os humanos.
Ela é feita com o uso de agulhas que causam uma série de estímulos no corpo, capazes de aliviar as dores, levando ao controle ou à cura de determinadas doenças.
Além dos já mencionados, os benefícios da acupuntura para os pets são:
- Auxilia em problemas gastrointestinais
- Tratamento para problemas de pele
- Auxilia no tratamento de doenças neurológicas
Musicoterapia
Embora muitas pessoas ainda não a conheçam, a musicoterapia tem apresentado bons resultados no auxílio do tratamento de uma série de doenças relacionadas ao universo dos pets.
Com o uso da música e diversos elementos sonoros – melodias, ritmos e harmonias – é possível reduzir o estresse do animal. Ainda, pode-se usá-la para promover o relaxamento e aumentar a resposta aos tratamentos no processo de cura de doenças graves.
Utilizam-se estudos para avalia e escolher quais os sons mais confortáveis para o animal, de acordo com a personalidade de cada pet. Contudo, vale lembrar que é importante realizá-la com um profissional experiente para não causar um efeito reverso e acabar deixando o pet ainda mais estressado.
Leia também: Pet terapia: saiba como o seu pet pode ajudar no tratamento de doenças!
Florais
O uso de florais é muito popular entre os humanos que procuram melhorar diferentes aspectos da sua vida. E no universo dos animais isso não seria diferente.
Isso porque a técnica consiste em usar a essência das flores para tratar questões comportamentais e emocionais, sendo muito eficaz para pets que sofrem de ansiedade, hiperatividade, carência excessiva e até mesmo depressão.
Além disso, eles ajudam a diminuir o medo de fogos, por exemplo (condição comum principalmente entre os cães), reduzir a tristeza e teimosia e auxilia no tratamento de outros medos como o de banho, tosa e etc.
Massoterapia
A massoterapia tem foco principalmente no relaxamento e alívio de dores musculares, muito comuns em animais com idade mais avançada.
Sendo assim, com técnicas específicas para melhorar a circulação sanguínea e linfática, a massoterapia também pode ajudar a acalmar os pets mais agitados. Além disso, pode ser um excelente tratamento alternativo indicados para animais que sofrem de ansiedade e estresse.
| Como saber qual terapia alternativa é mais indicada para o meu pet? |
O ideal é que antes de iniciar um tratamento alternativo no seu animal, você consulte um médico veterinário. Ele poderá direcionar melhor quais são os métodos mais indicados de acordo com o caso do seu pet.
Além disso, alguns lugares oferecem esse tipo de serviço na própria clínica veterinária, garantindo que a terapia seja feita em conjunto com outros tratamentos, caso necessário.
Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo clicando nos links abaixo.
Fontes (Fotos):
1 Comment
Loving the information on this site, you have done outstanding job on the posts.