Alimentação Doenças

Tome alguns cuidados com a pele dos animais no verão!

22 de janeiro de 2021
cuidados-com-a-pele-dos-animais

O verão é bastante propício para as atividades ao ar livre com o pet: caminhada, praia, campo, piscina, são muitas opções de locais para passeio e brincadeiras, com o seu melhor amigo. Contudo, você deve manter cuidados com a pele dos animais, principalmente com os cães. Afinal, existem problemas mais propensos com a alta temperatura e maior tempo de exposição ao sol. Estes variam de infestações de pulgas a dermatites e, a longo prazo, até câncer de pele. Por isso, é preciso estar atento.

Entretanto, tomando os devidos cuidados, é só aproveitar o verão ao lado do seu pet. Confira:


| A importância de cuidados com a pele dos animais |

cuidados com a pele dos animais

As doenças de pele chamam a atenção dos tutores devido aos sintomas aparentes e por causar incômodos aos pets. Além disso, as enfermidades que acometem a pele nos cães estão entre os motivos que mais levam os peludos às clínicas e aos hospitais veterinários. 

Isso ocorre porque a pele é o maior órgão do corpo. Sua principal função é formar a barreira entre o corpo e o meio ambiente, evitando lesões físicas e a ação de micro-organismos, funcionando como uma proteção mecânica. Assim, a pele pode revelar muito sobre o bem-estar dos peludos, assim como a pelagem. Portanto, é sempre importante que os pelos sejam sempre brilhantes e macios, enquanto a pele precisa estar íntegra, sem nódulos ou vermelhidão e bem hidratada.

 



| Problemas de pele no verão |

#1. Dermatite

No verão é comum que alguns cachorros sofram mais com infestações por pulgas e desenvolvam a Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas (DAPE). Estes parasitas estão presentes em ambientes que os peludos frequentam como praças, pet shops e até na nossa casa. 

A dermatite ocorre devido a uma reação causada pela picada de pulgas e carrapatos. Ao picar a pele do animal, estes parasitas inoculam substâncias alergênicas através da pele. Sendo assim, os sintomas que aparecem são coceira intensa na região e lesões de pele.

Portanto, para sanar o problema, você deve realizar a limpeza do local, retirando os parasitas do ambiente. Além disso, recomenda-se  o uso de antipulgas.

#2. Câncer de pele

Assim como nós, os pets são sensíveis à incidência dos raios UVA e UVB emitidos pelo sol. Por isso, a exposição excessiva pode levar ao aparecimento de queimaduras solares no focinho, nas patas e nas orelhas. Em casos mais graves, os cães podem desenvolver o câncer de pele. Os sinais do câncer de pele em pets incluem o surgimento de nódulos, coceira na região e lesões que não cicatrizam. 

Um dos principais cuidados com a pele dos animais para evitar esse problema é aplicar o protetor específico para pets 30 minutos antes do peludo sair ao sol. O correto é aplicar em partes do corpo sem pelo, no focinho, nas orelhas, na barriga e nas patas. Você também deve reaplicar a cada duas horas. 

Além disso, é importante lembrar que o produto deve ser específico para cães. Isso vale para os passeios na rua, na praia e até quando o peludo está relaxando no quintal. Adicionalmente, é importante evitar passeio nas horas mais quentes do dia e garantir que o peludo tenha sempre um local para se abrigar do sol.


Leia também: Saiba os principais cuidados no verão que você deve ter com cães e gatos!


| Cuidado natural para a pele dos animais |

cuidados-com-a-pele-dos-animais

Para ter uma pelagem saudável, é importante que o organismo do pet esteja em equilíbrio e com imunidade suficiente para combater doenças. Além disso, alguns alimentos têm a capacidade de modular o sistema imune, auxiliando na desintoxicação do organismo e das vias digestivas e contribuir para o fortalecimento das defesas naturais dos pets. 

Os nutrientes são retirados dos alimentos que consumimos como a cenoura, a beterraba, a alcachofra. No entanto, muitos tutores ainda têm dúvidas de como oferecer estes nutrientes em sua forma biologicamente ativa e de forma segura para cães e gatos. E é aí que entram os suplementos!

Os suplementos nada mais são do que compostos bioativos apresentados em comprimidos, pó, comprimidos ou palitos, que contêm a forma concentrada, ou seja, a parte mais “interessante” do alimento, em doses terapêuticas ideais para os pets.

A Botica Pets desenvolveu o suplemento Equilíbrio para garantir o bom funcionamento do organismo como um todo. Afinal, a associação de nutrientes funcionais presentes no composto auxilia na eliminação de toxinas e melhora a absorção de nutrientes. Além disso, ela fortalece a pele e os pelos e contribui para equilibrar o organismo, além de estimular as defesas naturais.

Caso você tenha interesse,  confira as vantagens de oferecer a Fórmula Equilíbrio, da Botica Pets, ao seu peludo.


Fontes (Fotos):

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply