Curiosidades

Por quê os cães uivam? Confira os principais motivos de tanta cantoria!

20 de setembro de 2017

Não importa aonde você viva, você certamente já passou pela experiência de acordar no meio da noite com o som inesquecível de um cachorro uivante distante. Às vezes ficamos nos perguntando se os cães estão apenas cantando ou se estão traçando um plano com seus amigos para derrubar a humanidade e estabelecer um império canino. Você já teve essa dúvida? Então confira aqui os motivos pelos quais os cães uivam.


| Por quê os cães uivam |

 Os pesquisadores acreditam que o uivo do cachorro está ligado à genética do cão. As raças de cães antigos são têm uma semelhança muito grande de DNA com o DNA dos lobos. O cachorro então teria uma lembrança selvagem dos seus ancestrais? Eles têm algum vestígio de lobos? Confira os motivos:

 #1. O uivo de cachorro é uma forma de organizar a comunidade.

os cães uivam

 Na natureza, lobos e cães selvagens uivam para trazer os lobos perdidos de volta à matilha após uma caçada. Os lobos que ficam atrás uivam para fornecer a sua localização, orientando os demais membros do grupo.

Cachorros uivando, possivelmente pode haver um motivo semelhante, especialmente se você está fora de casa o dia todo. Os cães uivam para chamar seus entes queridos para casa.

Ah sim, às vezes isso não tem nada a ver com você e ele está apenas procurando uma fêmea no cio.

#2. O uivo do cão é demarcação de limites e mecanismo de defesa.

Os lobos uivam também para avisar aos estranhos de que a área que estão entrando foi reivindicada e ocupada. É um aviso para os estrangeiros que há uma ameaça de violência. Por outro lado, os lobos uivam para anunciar a presença de um ser não convidado ao restante do grupo. Neste contexto, o uivo do lobo funciona como um mecanismo de defesa, evitando predadores potenciais e garantindo a segurança dos demais animais na matilha. Em um ambiente doméstico, como sua casa, os cães podem uivar pelo mesmo motivo. Alguns cães latem, mas outros uivam quando um estranho chega à porta ou um carro novo estaciona na sua casa.

#3. Os cães uivam para atrair atenção ou expressar ansiedade de separação.

os cães uivam

Um cachorro que uiva muito pode simplesmente querer atenção. Alguns donos de cães sabem que os peludos podem ser tão emocionalmente manipuladores quanto qualquer humano. O som de um cão uivando atrai a atenção de seu dono. Outro caso é quando filhotes esperam por sua mãe que está longe, e então começam a uivar até que a mãezinha volte.

No seu caso, se você sair de casa e encontrar seu cachorro uivando, talvez possa encontrar um cachorro cheio de saudades querendo brincar. Se você voltar sempre que ele começar a uivar, pode ensiná-lo erroneamente que toda vez que ele uivar, ele terá sua atenção.

Claro, há dois lados dessa moeda. Se o seu cão sabe que você sai por longos períodos de tempo, ele pode uivar como uma expressão de ansiedade de separação. Os cães que não têm brinquedos ou coisas suficientes para entretê-los na sua ausência ficam tristes, solitários e deprimidos. O uivo de cachorro pode ser em protesto por ficar sozinho. Nesse caso, você deve arranjar forma de entretê-lo com brinquedos interativos, ou pedir que um vizinho / familiar dê uma olhada no seu cachorro enquanto você trabalha.

Quer confirmar esta teoria? Normalmente, quando você leva o seu cão para um novo lugar, note que até o momento em que você estiver ao redor, seu cão vai desfrutar da sua nova morada. Mas quando você o deixar sozinho, ele sentirá ansiedade de separação e pode começar a uivar.



#4. Os cães uivam em resposta aos ambientais.

O uivo do cachorro pode ser uma resposta aos estímulos ambientais. Algumas das “provocações” comuns incluem sirenes de ambulância, policia ou de bombeiros. Muitas de nossas pesquisas confirmam que o uivo de cachorro ocorre quando determinados sons são percebidos. Os estímulos desencadeantes podem ser qualquer coisa: música de rádio em uma festa, músicas populares de televisão, ou o som de instrumentos musicais. Esses sons podem torna-los irritados e estressados, então é possível que eles estejam uivando por esse motivo.

#5. Os cães uivam para alertá-lo sobre lesões ou descobertas.

os cães uivam

O uivo de cachorro pode ser uma expressão de lesão. As pessoas choram quando se machucam; os cães uivam em situações semelhantes, para vocalizar a dor. Você pode ter observado que os cães de rua uivam quando sofrem ferimentos acidentais.

Então, se o seu cão uivar de forma consistente, você precisa verificar se ele não tem ferimentos físicos ou se não está doentes. E se o cão não tiver nenhum ferimento visível, então você precisa leva-lo ao veterinário.

Alguns cães também são treinados para uivar quando fazem descobertas. Raças de cães de caça uivam para sinalizar a busca ou apreensão de presas. Cães de polícia, por exemplo, quando treinados para encontrar um bandido, ou uma pessoa desaparecida ou drogas, acabam uivando quando encontram o que procuravam. Eles simplesmente se sentem excitados e gostam de revelar seu sucesso para obter apreciação e começar a uivar para chamar seu dono.


Leia também: Por quê meu gato me lambe?


O seu cão gosta de uivar ou “cantar”?

Algumas raças de cães certamente tendem a uivar mais do que outras. As raças mais conhecidas por uivarem incluem Malamutes do Alasca, Cão Esquimó Americano, Beagles, Coonhounds, Dachshunds – Salsicha, Foxhounds (Americano ou Inglês), Bassets, Huskies, entre outros.


Uma coisa a considerar é que o uivo do cachorro, como qualquer outra forma de expressão vocal, não tem um significado fixo. É um significante mutante cuja interpretação depende da situação. É tão difícil imaginar que um cão não possa uivar por necessidade, mas por alegria?

Então, se o seu cão está uivando para os amigos, latindo por diversão ou latindo durante uma caçada, não é tão importante perguntar por que eles estão fazendo isso, mas sim ouvir o que o seu cão está tentando dizer.



Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilhá-lo clicando nos links abaixo!


Fontes:

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário