Curiosidades

Brincadeira sem graça – Por quê os gatos têm medo de pepino?

31 de janeiro de 2017
pepino

Há alguns meses, vídeos de donos assustando seus gatos com pepinos estavam viralizando na internet. Mas por quê os gatos têm medo de pepino? O que têm de tão assustador neste vegetal?


Assista abaixo um exemplo dos vídeos que viralizaram na net:


IMPORTANTE: Este post não é para incentivar essa brincadeira de mau gosto. Pelo contrário, o objetivo é desmistificar que os gatos têm medo de pepino especificamente, e mostrar porque não é legal brincar assim com os bichanos.

Vamos lá!


Primeiramente, repare que em todos os vídeos os pepinos são colocados ao lado dos gatos enquanto eles estão distraídos ou comendo.

gatos têm medo de pepino

A reação de espanto deles não é por causa do pepino em si, mas sim porque eles não estavam esperando por algo diferente naquele momento. O especialista em comportamento animal Dr. Roger Mugford afirmou: “Acho que a reação é devido à novidade e ao inesperado de encontrar um objeto incomum colocado secretamente enquanto suas cabeças estavam abaixadas perto do prato de comida”.

Ele continuou explicando que os gatos sempre desconfiam do desconhecido, então eles provavelmente responderiam da mesma forma a outros objetos como uma aranha falsa, um peixe de plástico ou uma máscara humana.

Acredita-se também que os pepinos lembram de relance animais predadores, como a cobra, o que causaria essa reação de defesa por parte dos gatos. Outro especialista animal – autor de Dr. Dolittle – Con Slobodchikoff, afirma que “os gatos são geneticamente projetados através do instinto para evitar as cobras”. Qualquer coisa que se assemelhasse com o réptil provocaria a mesma reação de pânico (bananas, etc.).

Antes de você ficar empolgado para fazer o teste com o seu gato, saiba que isso pode ser muito prejudicial à saúde do seu felino. Você gosta de levar sustos? Então por quê seu gato gostaria?

Assustar os gatos, ou qualquer outro animal, pode ter efeitos em longo prazo na sua saúde mental. Segundo Slobchikoff, “sempre que você assusta um animal, corre o risco de infligir danos psicológicos, fazendo com que o animal tenha medo não só de pepinos, mas também do ambiente em que o pepino foi apresentado ao animal”.

gatos têm medo de pepino

Causar estresse a um animal nunca será algo bom, e se você pensa em fazer isso para conseguir algumas gargalhadas, então onde está a sua humanidade? Para piorar, quem fez ou faz isso se aproveita de um momento de distração do gato. Você sabia que onde ele se alimenta é considerado um local de segurança para ele? É quando ele “baixa a guarda”.

Então, por favor, se você já fez essa ou qualquer outra brincadeira sem graça com seu animal antes de ler este artigo, espero que agora tenha consciência e não a repita buscando por diversão. Ao invés disso, brinque com seu bichinho de uma forma mais saudável. Seu gatinho e a saúde dele agradecem!


Compartilhe este artigo e ajude a conscientizar outras pessoas que, por falta de informação, colocam em risco a saúde de seus gatinhos.


Fontes:

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário