Diversão

Gatos gostam de ficar com humanos? Estudo revela a resposta!

31 de Março de 2017

Qual amante de gato nunca teve que defender os bichanos quando pessoas dizem que “gatos gostam apenas da casa”, ou que “gatos são falsos e egoístas”, ou ainda que “seu gato só fica com você porque você dá comida pra ele”. Blá-blá-blá. Até hoje, não adiantava argumentar que seu gato não é assim, e que a pessoa não sabe porque nunca conviveu com o amor de um felino. Porém, para nossa sorte e azar dos haters, a ciência provou que gatos gostam de ficar com humanos.


| O Estudo – Gatos gostam de ficar com humanos? |

Um trio de pesquisadoras da Universidade de Oregon e Universidade Monmouth (EUA) realizaram experimentos com os peludos e observaram que os gatos gostam de ficar com humanos muito mais do que realmente deixam transparecer. Se você quiser conferir o artigo, ele foi publicado na revista Behavioural Processes.

Os pesquisadores testaram as reações de 38 gatos, sendo 19 gatos que vivem em abrigos e 19 gatos que são pets de alguma família. Os peludos foram misturados e isolados em um ambiente vazio, sem nenhum estímulo como comida, brinquedos e pessoas.gatos gostam de ficar com humanos

Depois de duas horas e meia sozinhos, os pesquisadores apresentaram aos gatos os quatro estímulos possivelmente preferidos por eles: comida, humano, um aroma interessante e um brinquedo.

Para determinar a preferência dos animais, foram levados em consideração a primeira escolha do gato e o período de tempo em que ele passou interagindo com o objeto ou pessoa.

Embora houve grandes variações entre os animais, independente se eram gatos que viviam em casas ou em abrigos, o estímulo que foi mais escolhido pelos felinos foi a interação com os donos. Eles gastaram cerca de 65% do tempo em que foram observados com as pessoas.



Aproximadamente 50% dos gatos escolheram interagir com a pessoa presente no quarto antes de checar a comida. Em segundo lugar, 37% dos gatos da pesquisa preferiram comer antes. Esse resultado foi similar tanto para os gatos de família como os de abrigos.

gatos gostam de ficar com humanos

O estudo explica que “cada vez mais a pesquisa sobre a cognição do gato está fornecendo evidências de suas complexas habilidades sócio-cognitivas e de resolução de problemas. No entanto, ainda é comum acreditar que os gatos não são especialmente sociáveis ou treináveis.”

Gatos gostam de ficar com humanos, mas eles são discretos. Diferentemente dos cachorros, que demonstram claramente o que sentem pelos humanos, os gatos têm outras formas de mostrar que amam seus donos.

Depois de algum tempo convivendo com esses peludos, você passa a enxergar o amor deles nos olhares, ronronados, lambidas, miados, etc.!

Mas, se as pessoas não querem acreditar na palavra de quem realmente convive com um gato, a ciência nos poupou o trabalho de argumentar e provou a todos o que nós, donos de gatos, sempre soubemos!


BÔNUS:

A Jolie demonstrou que os gatos gostam de ficar com humanos! Confira os vídeos do resgate (Parte I e Parte II) e repare que ela, mesmo sem me conhecer e com um prato de comida à sua frente, prefere parar de comer e me seguir para pedir carinho. <3


Gostou deste artigo? Então não esqueça de compartilhar clicando nos links abaixo! =)


Fonte:

  • www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0376635716303424
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário