Alimentação

Aprenda como fazer seu cachorro comer mais devagar.

19 de Janeiro de 2018
cachorro comer mais devagar

Alimentação rápida pode prejudicar digestão do seu cão; como estimular uma melhor prática para seu cachorro comer mais devagar.

Chega a hora de comer e o seu cãozinho devora o prato em poucos segundos? Isso é mais comum do que parece: muitos animais apresentam problemas de digestão porque não contém a ansiedade na hora de se alimentar. Será que é possível fazer seu cachorro comer mais devagar?

Mas calma! Viemos com uma boa notícia: tudo pode ser revertido com dedicação do dono. Isso mesmo: chega de gases, engasgos e até dores! Seguindo um passo a passo seu cãozinho conseguirá ter uma alimentação muito mais leve – e feliz!


| #1. Não alimente seu cão durante as SUAS refeições |

cachorro comer mais devagar

O primeiro passo na mudança de hábitos do animal deve começar interinamente com seu dono.

Temos a prática de dar sobras de comidas para nossos cães enquanto estamos comendo e isso não faz bem por dois motivos: alguns alimentos podem prejudicar o organismo do cãozinho e, além disso, o cachorro pode ficar mal-acostumado com seus horários de alimentação.

| #2. Escolha um local calmo para dar o alimento |

Um erro bem comum cometido pelos donos é dar o alimento para seu cãozinho em qualquer lugar da casa. É importante que o cachorro tenha um cantinho em que sabe que irá encontrar comida em determinadas horas do dia. Além disso, também é fundamental que o local seja calmo e longe de muitas intervenções: quanto mais distrações em cima, mais ansioso o cão ficará para se alimentar.

| #3. Não faça muita festa enquanto oferece comida |

Sim, o cãozinho irá ficar muito feliz ao receber comida e pode ser irresistível não brincar com ele, mas é necessário mostrar ao animal que aquele momento é sério, faz parte de uma rotina e que não deve ser levado como uma brincadeira. O dono deve ajudar seu cãozinho a enxergar aquilo como uma “atividade diária” e não como forma de distração, provocando alvoroços.



| #4. Só libere a comida quando o cão estiver calmo |

cachorro comer mais devagar

Para que o cãozinho não interprete o momento como uma brincadeira, também é importante liberar o potinho de comida apenas quando ele ficar calmo.

Dessa forma, aos poucos, ele começará a enxergar o momento de forma mais tranquila, alimentando-se, portanto, com calma.

Seja resistente: só assim você vai fazer seu cachorro comer mais devagar!

| #5. Tenha um horário fixo para oferecer as refeições |

Para surpresa de muitos: deixar comida disponível 24 horas para seu cãozinho pode piorar – e muito – a ansiedade dele na hora de comer. É fundamental que o dono programe horários fixos para dar a alimentação do animal. O indicado é de duas a três vezes por dia, a depender do porte, durante a manhã, tarde e noite. É essencial repetir o processo diariamente para que o cãozinho passe a enxergar a alimentação como uma tarefa. Em hipótese alguma é indicado dar a comida apenas uma vez por dia e em grandes quantidades – ensine com calma para que seu cão também tenha calma.


Leia também: Meu cachorro não come se estiver sozinho! E agora?


| #6. Utilize brinquedos interativos que façam seu cachorro comer mais devagar |

Em pet shops e lojas especializadas é possível encontrar potes ou brinquedos interativos que ajudam o cachorro a comer mais devagar.

Seja colocando obstáculos ou, então, promovendo a curiosidade do cãozinho: investir nesses materiais, além de ajudar seu cão, pode tornar o processo de aprendizagem mais divertido e dinâmico.

| #7. Separe a comida se tiver dois ou mais cães |

Por fim, é importante ressaltar a necessidade de separar a comida caso haja mais de dois cachorros dentro de casa. Um pote para dois ou mais animais tornam o momento de alimentar-se competitivo o que, consequentemente, gera ansiedade nos cãezinhos. Siga o passo a passo para cada cão que possuir em casa: é essencial que cada um tenha seu cantinho para seguir todo processo e tornar-se mais calmo na hora de comer.


Gostou deste artigo? Então lembre-se de compartilha-lo clicando nos links abaixo!



Fonte (Fotos):

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Compartilhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário